Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Blefarite

A Blefarite é uma inflamação comum e persistente das bordas das pálpebras. Apresenta irritação, purido e inclusivé olho vermelho. Na região palpebral aparecem granulações parecidas com "caspinhas", que podem estender-se até aos cilios.
As pessoas com pele oleosa, caspa e olhos secos, têm maior tendência de ter Blefarite, a qual se pode iniciar na infância e prolongar-se por toda a vida como uma infecção crónica. Em alguns casos, a blefarite produz somente irritação e puridos leves, mas podem também provocar ardência e sensação de areia junto dos olhos. A Blefarite pode ainda levar a complicações graves, como a inflamação dos tecidos oculares e atingir a córnea.
As causas da Blefarite são causas normalmente alérgicas ou infecciosas e podem atingir as pálpebras inferiores e superiores.
O tratamento adequado depende da sua causa, Além de medidas de higienação podem ser usadas pomadas com antibiótico, lágrimas artificais, corticoesteróides oculares de olho seco ou medicamentos por via oral.

Tratamento Vídeo filter


É um tratamento que é Recomendado para usuários de computador. Tem 100% de protecção ultravioleta, suaviza a luz das telas, absorve os reflexos, elimina as ondas eletromagnéticas, reduz o cansaço visual e a sonolência. Tem coloração levemente azulada. Pesquisas científicas comprovaram que para a visão normal, o senso cromático tem a sua maior luminosidade no espectro da luz amarela. Isto significa dizer que a radiação eletromagnética correspondente a esta cor é a principal responsável pelo trabalho do esfíncter iriano, regulador do diâmetro da pupila, determinando assim a quantidade de luz que deverá impressionar a retina. Isto não significa dizer que necessariamente haja alguma figura colorida na tela com a cor amarela, mas sim, que o componente amarelo de qualquer cor (especialmente a cor branca) esteja presente, como por exemplo, a claridade da tela do monitor, bem como a iluminação artificial do ambiente de trabalho, conjugada com a claridade da luz natural entrando por uma janela e o seu reflexo numa folha de papel, caso se esteja copiando algum texto. Se forem examinadas todas essas fontes de luz, observa-se que a intensidade luminosa é bastante variada, obrigando a musculatura responsável pela regulação da quantidade de luz que atingirá a retina a ter um trabalho intenso fora da normalidade, pois a cada mudança do olhar a pupila terá uma abertura maior ou menor, de acordo com a claridade do objeto visualizado, acarretando assim um cansaço visual. Os efeitos desse cansaço variam conforme a pessoa, como a de olhos claros, quando é comum ficarem avermelhados devido à necessidade de maior irrigação sangüínea para suprir o excesso do trabalho muscular. Diante disto, se conclui que o cansaço visual está diretamente ligado as variações de luminosidade dos objetos visualizados, oriunda de uma luz de cor branca, que por sua vez é a reunião de todas as cores do espectro luminoso. Saber que a luz amarela é a que mais impressiona o olho humano, diminuir sua intensidade terá como efeito minimizar os movimentos do abrir e fechar da pupila, poupando assim a musculatura responsável por este movimento e como conseqüência, eliminar o cansaço visual.



Existem duas fontes de luz: as indiretas e as diretas. Na primeira, chamadas refletidas, como exemplo em um papel, onde numa imagem impressa observada as cores não são absorvidas pelo papel, são as que conseguimos enxergar. Na segunda, são geradas pela TV ou monitor, portanto, ver uma imagem na tela do monitor é diferente de ver uma imagem no papel. Se você apaga as luzes, não verá mais a imagem no papel, pois não existe mais a luz a ser refletida, mas continuará vendo a imagem do objeto no computador, pois seu monitor emite luz direta (fonte geradora que incide diretamente ao olho humano). Portanto, quando vemos uma luz refletida, podemos supor que temos um filtro natural, dependendo unicamente da intensidade da luz direcionada para o papel. O monitor, portanto, é um emissor de luz direta. Quando você combina os 256 possíveis valores de vermelho, 256 valores de verde e 256 valores de azul, que representam as cores primárias da luz, o número total de cores possíveis é de aproximadamente 16,7 milhões de cores. E se o usuário de computador ficar muitas horas na frente do monitor, com certeza ele vai queixar-se de problemas visuais, cuja causa nem sempre será uma Ametropia.

Com o uso regular as lentes azuladas do Video Filter, poderá reduzir o cansaço visual, a sonolência e aquela dor de cabeça provocada pelo longo período em frente ao computador, videogame ou mesmo televisor. Mas lembre-se: lentes claras demais não funcionam e lentes muito escuras inibem cores claras e acentuam as fortes, pois como já fora dito, a Astenopia é provocada pelas cores fortes das luzes diretas.

Tratamento Night Drive

É um tratamento que é Recomendado para motoristas que conduzam muito à noite. Tem 100% de protecção ultravioleta, reduz os reflexos dos faróis e espelhos, melhorando a visibilidade e diminuindo o cansaço visual e a sonolência. É igualmente eficaz quando utilizado com mau tempo (chuva, neblina). Tem coloração amarelo claro.
Os Óculos Night Drive não devem ser usados à luz solar.



Número Abbe

O Valor ABBE é a capacidade que um material transparente tem de manter fundidos os vários comprimentos de ondas contidos num feixe de luz branca. Assim, quando um material transparente tem alto valor ABBE, ele passa fidedignamente a cor e a forma de cada objecto visualizado; quando tem um baixo valor ABBE, ele deixa vazar franjas coloridas nas bordas dos objetos observados, além de “deformá-los”. Este fenómeno é comumente chamado de Aberração Cromática.Um dado importante a ser levado em consideração é que o valor ABBE e o índice de refração não têm uma relação directa. Isso significa que uma lente de alto índice pode ter número ABBE alto ou baixo.Seguem-se alguns exemplos:

Exemplos de lentes__Valor Abbe__Índice de refracção

Cr 39__58__ n= 1.499
Ormex__37__n= 1.561
Mio - Hyper – Light__40__n= 1.561
Lite 1.6 ,Sola Light__41__n= 1.600
Stylis, Sola Light__32__n= 1.670
Spectralite__47__n= 1.537
Policarbonato__29.5__n= 1.586
Cristal__59__n= 1.530
Trivex__43__n= 1.530
H. Lite 1.7 (Tital)__39.3__n= 1.700
H. Lite 1.8 ( Lantal )__35.4__n= 1.800
H. Lite 1.9 ( Lantal)__30.3__n= 1.900
Cristal 1.6__42.8__n= 1.600
Transitions__57__n= 1.502
Sun sensors__38__n = 1.560

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Conceito de Optometria

O Conceito de Optometria tem vindo a evoluir, desde o primeiro momento que se considera como um conjunto de técnicas que permitem a correcção dos defeitos refractivos. Actualmente, considera-se mais que um sistema compreensivo da visão, passou-se da medida de 2 ou 3 paraâmetros da visão, até nos permitirresolver ou avaliar a determinadas distâncias, ou então a falta de rendimento ao efectuar certas tarefas a uma distência de perto. Considera-se então a visão uma área de conhecimento de grande importância.
A Palavra Optometria tem origem do grego " Ops" que significa visão e " Metron" que significa Medida, se fizermos uma fusão de significados podemos concluir que a optometria significa medida da visão, o "Ops" consegue medir a capacidade ocular e cerebral de diversas maneiras diferentes, a capacidade de refracção do olho, capacidade de focar a várias distâncias, abilidade de coordenação binocular e o rendimento.

História da Contactologia

1508- Leonardo Da Vinci foi o primeiro a ter a ideia de substituir a superfície corneal, por outra, utilizando para isso um globo transparente cheio de água, neutralizado e substituindo a superfície corneal anterior.

1636- Descartes Utilizou um tubo oco com uma lente positiva num extremo, enchia-se o tubo com água e colocava-se a extremidade aberta em contacto com os olhos, desta forma a superfície corneal era neutralizada, obtendo assim um aumento das imagens.



1801- Thomas Young usou o principio de Descartes para estudar os principios da acomodação, astigmatismo e refracção.







1851- Helmholtz inventou o Queratómetro.


1888- Kalt e Flik descreveram pela primeira vez uma lente de contacto que na realidade se adaptou directamente sob a superfície corneal anterior. A lente utilizada foi uma simples porção de vidro com um diâmetro igual ao da córnea e a potência dessa lente calculava-se segundo as necessidades de cada paciente.



1920- Carl Zeiss iniciou a produção das lentes de contacto de vidro por um processo de molde polido.






1936- Polimetilmetacrilato (P.M.M.A) foi instituido como material apropriado para fabricar próteses oculares e lentes corneais, comprovando-se que este material era inerte aos tecidos oculares, ligeiro de peso e muito transparente e fácil de trabalhar.


1937- Fleinbloom- efectuou as primeiras lentes esclerais que continham (PMMA), a parte central era feita de vidro e a parte escleral era de (PMMA).


1938- Obrig introduziu na contactologia a Fluorosceina.


1948- Tuohy introduziu a utilização das lentes corneais de (PMMA). A partir desse momento as lentes corneais passaram a ser utilizadas como sistemas ópticos para neutralizar as ametropias.


1949- Butterfield desenhou lentes corneais com curvas periféricas e diâmetro total de 11 a 11,5mm.


1954- Passaram-se a usar lentes com diâmetro inferior, ou seja, de 9,5mm.


1950_1960-começou a utilizar-se outro tipo de material que era constituido por polímeros de hidrogel, que é chamado de HEMA.


1962- Apareceram as primeiras lentes de silicone.


1965- Utilizou-se o processo de centrifugação no fabrico das lentes hidrofobas.


1968- U.S.FDA passou a ser o organismo que regulamentava o uso das lentes de contacto.


1971- Bausch & Lomb foi a primeira lente aprovada nos Estados Unidos.


1978- Utilizaram butirato de acetato de celulose(C.A.B.) como polímero paras as lentes de contacto e nesta data passou a ser legalizada como material próprio de fabricação para as lentes.


1987- Foi criada a primeira lente descartável que foi aprovada pela U.S.FDA.


Todas estas descobertas realizadas até aos anos 50, foram de lentes de contacto de material rigído e relativamente permeável.

Focómetro


O Focómetro é um instrumento que serve para determinar com precisão e rapidez os elementos principais de euma lente, como por exemplo a potência, o eixo e o centro óptico. Existem dois tipos de focómetros: 1. Focómetro Frontal ou Frontofocómetro.
2.Focómetro Digital.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Esferómetro

O Esferómetro é um aparelho útil ao óptico já que, em caso de falta momentânea do frontofocometro, permitenos determinar com uma margem de erro relativamente pequena, o valor da potência das lentes esféricas ou astigmáticas.
O Esferómetro compõe-se de três hastes, sendo duas fixas que se encontram lateralmente e de uma haste movél que é central, uma escala positiva e outra negativa graduadas de 0 a 20 dioptrias que por sua vez se encontram divididas em 0,25 D.