Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 30 de setembro de 2007

Omega 3


Estudo publicado na “Nature Medicine” dá conta que a ingestão diária de ácidos gordos Ómega 3 ajuda a prevenir diversas doenças dos olhos.Uma alimentação diária com uma maior dose de ácidos gordos Ómega 3 ajuda a prevenir várias Doenças Oftalmológicas, revela um estudo publicado na revista científica “Nature Medicine”. De acordo com o estudo, o Ómega 3 contribuiria para evitar o desenvolvimento, entre outros, da chamada Retinopatia da Prematuridade (que afecta os bebés nascidos antes das 37 semanas de gestação), e da Retinopatia Diabética. Para chegar a esta conclusão, os especialistas estudaram a influência do Ómega 3 nos vasos sanguíneos da retina que, quando extravasam devido a alguma destas doenças, formam tecidos fibrosos que tornam confusa a imagem enviada ao cérebro. Os cientistas observaram que, ao aumentar a presença do Ómega 3 na dieta, se reduzia o aumento desmesurado do sangue nos vasos da retina, o que evitaria o desenvolvimento de algum tipo de cegueira. "Os resultados indicam que o aumento das fontes de Ómega 3 ou dos seus produtos bioactivos reduz o desenvolvimento incontrolado de novos vasos sanguíneos", explicam os cientistas no artigo da revista. "As dietas ocidentais normalmente têm pouco Ómega 3, e os bebés prematuros estão carentes destes ácidos, porque a mãe o transmite durante o terceiro trimestre da gestação", acrescentam. Por isso, os especialistas recomendam a ingestão de suplementos de Ómega 3 para prevenir a Retinopatia.

Estereopsia

Na visão binocular a imagem é captada pelos olhos individualmente e transmitidas ao cérebro, que deve ser capaz de medir essas diferenças e fundi-las, resultando em uma visão estéreo ou estereopsia.A visão binocular dá a sensação espacial das imagens, com diferenças proporcionais à profundidade relativa aos objetos no campo visual, e ainda que vejamos duas imagens de um mesmo objeto (uma por meio de cada olho) percebemos apenas uma.No dia-a-dia esta sensação espacial, chamada estereopsia, é imprescindível para a orientação quanto a distância dos objetos para se movimentar sem bater nos móveis e objetos em casa, por exemplo.
As imagens colhidas pelos dois olhos (visão binocular), para que funcionem em uma só, deverão ter o ponto alinhados e capazes de enxergar imagens semelhantes (funcionalmente homólogo das duas retinas). Quando isso não ocorre, passa-se a ter visão duplicada dos objetos (diplopia).Existem várias situações em que se pode perder esta capacidade de visão binocular, entre as quais se encontram: estrabismos (desvio ocular), perda visual severa de um dos olhos(trauma, doenças oculares etc.), diferença muito grande entre o “grau” de cada olho(anisometropia), doenças neurológicas como paralisias etc.
A visão é um dos mais importantes sentidos para um desenvolvimento físico e cognitivo normal no ser humano. O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação ficam prejudicados com uma deficiência visual.
Há vários dispositivos de visualização que se aproveitavam da estereopsia para criar ilusões de profundidade em imagens de paisagens, monumentos arquitetônicos etc. As obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972) são um bom exemplo da estereopsia aplicada às artes gráficas.

Enoftalmia


Enoftalmia ou enoftalmo é o afundamento do globo ocular dentro da órbita. Pode ser congênita ou adquirida devido a uma mudança da relação volumétrica entre a cavidade óssea (órbita) e o seu conteúdo.

Doença de Stargardt

A doença de Stargardt, ou fundus flavimaculatus, tem sido vastamente relatada como uma doença genética recessiva autosomatica associada a degeneração macular juvenil que causa perda de visão progressiva, embora várias estirpes predominantes têm sido relatadas. É a degenerescência macular juvenil hereditária mais comum.
A doença foi descoberta em 1909 por Karl Stargardt, um oftalmologista de Berlim.
Em 1997, foi descoberto que mutações no gene ABCA4 causam a doença de Stargardt. As mutações causam a produção de uma proteína disfuncional que não consegue realizar o transporte de energia de e para as células fotoreceptoras na retina. Essas células fotoreceptoras então degeneram, causando a perda de visão.
As pessoas afectadas pela doença de Stargardt sofrem de sensibilidade a luz forte; mesmo os dias nebulosos não oferecem conforto. À medida que a doença progride, pode dar origem a dor e diminuição da visão. A visão é afectada primeiro no centro do campo de visão, deixando a visão periférica intacta. Os sintomas, que usualmente aparecem antes dos 20 anos de idade, incluem visão ondulada, zonas cegas no campo de visão, visão turva, e dificuldade de adaptação a luz enfraquecida.

Coloboma


O Coloboma, também chamado de síndrome dos olhos de gato, é uma malfomação congênita, hereditária na forma de defeito ocular isolado, ou produzida pela ação de drogas ou agentes infecciosos, podendo atingir uma das estruturas de um ou de ambos olhos, tal como a íris, a coróide, a pálpebra, a retina e o nervo ótico. A patologia afeta uma a duas pessoas em cada dez mil.
O coloboma resulta do fechamento deficiente da fissura embrionária, na fase intra-uterina, durante o primeiro ou segundo mês de gestação. Consoante sua localização e extensão, o dano à visão poderá ser severo, ou não. Quando se limita à íris, não há problema, ao contrário do que ocorre quando a malformação atinge o nervo ótico e a retina.

Cianoacrilato


Cianoacrilato é um tipo de adesivo criado acidentalmente por Harry Coover em 1959 e que deu origem à super cola, conhecida como Super Bonder.
Foi utilizado pela primeira vez em procedimentos oftalmológicos em 1963. Neste procedimento, ele é usado para selar perfurações na córnea. Nesta técnica ele possui a vantagem de servir de apoio ao crescimento do tecido cicatricial, possuir ação bacteriostática e inibir a migração de células inflamatórias.

Anomaloscópio de Nagel

O anomaloscópio de Nagel consiste em um aparelho utilizado para diagnóstico de problemas de percepção cromática, principalmente o daltonismo.
O exame consiste em dividir o campo de visão do paciente em duas partes. Uma delas é iluminada por uma luz monocromática amarela padrão, enquanto a outra é iluminada por uma diversas luzes monocromáticas verdes e vermelhas (RGB). O examinado deve mexer em botões de ajuste para tentar igualar as tonalidades dos dois campos visuais, alterando a razão entre a intensidade das luzes vermelha e verde, e modificando a intensidade da luz amarela. Através da comparação entre a tonalidade real e a visualizada pelo paciente é possível determinar qual o tipo e o grau do daltonismo.

Aniseiconia

Aniseiconia - Situação em que a imagem vista por um olho é diferente daquela vista pelo outro olho. A diferença no tamanho ou forma das imagens dos dois olhos pode ser anatomicamente determinada por uma diferença na distribuição dos elementos da retina ou pode ser um fenômeno óptico que depende da diferença no tamanho das imagens formadas na retina (diferença na refração).Além das diferenças de tamanho também ocorrem diferenças de nitidez entre os olhos. Quando há uma correção com óculos ou lentes de contato, a diferença de nitidez desaparece, mas a disparidade de tamanho se mantém. Essa disparidade de tamanho, entre imagens retinianas nítidas, recebe o nome de aniseiconia.

Aniridia

A aniridia é uma doença rara, que consiste na falta congênita da íris do olho. Pode afetar um só olho, mas é mais freqüente que afete os dois. É geralmente acompanhada de outros transtornos como: cataratas, glaucoma, estrabismo, entre outros. Pode também existir em paralelo com outras alterações sistêmicas relacionadas com os rins e com atraso mental.
É uma doença congênita e hereditária. Transmite-se a 50% dos descendentes de uma forma autossômica dominante.
É resultado de uma delecção do gene PAX 6, localizado no cromosoma 11, p13, provocando falta de desenvolvimento no globo ocular.

Afacia

A Afacia é a falta do cristalino no olho. A causa mais freqüente é a extração do cristalino por catarata senil, traumática ou congênita.
A pessoa que tem afacia (afácico) perde o efeito de filtro do cristalino para os raios ultravioleta, necessitando portanto de um período de adaptação a essa nova condição visual, que será de uma visão transitoriamente azulada. O olho fica altamente hipermétrope.

Acromatopsia

A Acromatopsia é uma doença dos olhos, é caracterizada pela impossibilidade de distinguir as cores. É o resultado da não percepção das três cores fundamentais: (vermelho, verde e azul). A acromatopsia pode ser total: as pessoas que dela padecem não distinguem senão as diferenças de intensidade luminosa. As cores claras dão uma impressão de branco ou pardo; as cores escuras dão uma impressão de cinzento escuro ou preto. Na acromatopsia parcial, o olho não distingue certas cores, como ocorre no daltonismo.

Teste de Cores de Ishihara


O Teste de cores de Ishihara é um teste para detecção do daltonismo.
Recebeu esse nome devido ao Dr. Shinobu Ishihara (1879-1963), um professor da Universidade de Tóquio, que foi o criador desses testes em 1917.
O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão normal.
Ao todo são exibidas 32 placas para identificação dos algarismos ocultos entre os círculos. O número de acertos pode variar conforme o grau e o tipo de daltonismo.