Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Olho Seco


O que é o "olho seco"?


O "olho seco" é uma situação em que não existe produção de lágrimas em quantidade suficiente. Diz-se também que existe "olho seco" quando, apesar de haver lágrimas em quantidade, estas não têm a qualidade necessária para manter os olhos saudáveis.


O que é importante saber sobre as lágrimas?


As lágrimas não são apenas "água salgada"!...contêm vitaminas, minerais , muco e gorduras, e é a presença de todas estas substâncias que permite obter lágrimas com qualidade para hidratar, alimentar e lubrificar os nossos olhos. As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais, situadas junto à pálpebra superior de cada olho. Quando pestanejamos as lágrimas espalham-se e tornam a superfície dos olhos brilhantes e transparentes formam um filme lacrimal. Embora não seja possível distinguir a olho nu, o filme lacrimal tem 3 camadas distintas:

- Uma camada oleosa muito fina, que está em contacto com o ar, e cuja a principal função é evitar que as lágrimas se evaporem.

- Uma camada aquosa, intermédia, que assegura a nutrição dos olhos (tem vitaminas e minerais) e protege os olhos de corpos estranhos potencialmente perigosos.

- Uma camada de mucina, que está em contacto directo com a superfície ocular, e que é responsável pela adesão das lágrimas aos olhos para formar uma película protectora transparente.

Quais são os sintomas de "olho seco"?


Os sintomas mais frequentes de "olho seco" são:

- Sensação de areia nos olhos

- Irritação dos olhos em ambientes com fumo ou ar condicionado

- Ardor

- Comichão

- Dificuldades em suportar a luz (fotofobia)

- Olhos vermelhos e dolorosos Por vezes, os "olho seco" ficam muito lacrimejantes. Esta afirmação parece um contra-senso, no entanto é isto mesmo que se passa! Quando as lágrimas não têm qualidade suficiente para realizar a sua função de forma completa, os olhos entram em sofrimento. Como consequência, há um aumento da produção de lágrimas, na tentativa de compensar a falta de qualidade destas. A certa altura, as lágrimas em excesso deixam de ser absorvidas e acabam por escorrer pela face e os olhos começam a "chorar".

Nos casos mais graves de "olho seco" podem aparecer situações de queratite e pequenas úlceras corneanas.

Como é diagnosticado o "olho seco"?


O diagnóstico de "olho seco" é feito pelo oftalmologista, por intermédio de testes que medem a produção de lágrimas e que avaliam a sua qualidade. Um destes testes é o teste de Schirmer, que mede a quantidade de lágrimas utilizando uma tira de um papel especial colocada junto ao bordo da pálpebra inferior. Para além destes testes, o oftalmologista observa os olhos em aparelhos especiais, que permitem chegar a um diagnóstico definitivo.

Qual o tratamento para o "olho seco"?


O "olho seco" pode ser controlado com sucesso, desde que sejam seguidas as indicações do oftalmologista, não só em relação aos medicamentos a tomar, mas também aos cuidados a ter para evitar que a situação se agrave. Assim, se sofre de "olho seco" deve, à partida, evitar permanecer em locais sobreaquecidos ou com ar condicionado, evitar a exposição directa ao vento e evitar ambientes com fumo (o fumo do tabaco, em especial, é um agente altamente perturbador da lágrima!...). Para além destes cuidados ambientais, existe o tratamento propriamente dito:

Lágrimas artificiais O tratamento mais corrente do "olho seco" passa pela utilização de lágrimas artificiais, que substituem as lágrimas naturais em falta, lubrificando e protegendo os olhos, e que devem ser usadas as vezes necessárias para evitar os aparecimentos dos sintomas. As lágrimas artificiais estão disponíveis em frascos conta-gotas e em embalagens individuais (unidoses). As unidades são especialmente indicadas para "olhos secos" muito sensíveis, nos casos em que seja necessário aplicar lágrimas muito frequentemente (mais do que 6 vezes por dia), e para portadores de lentes de contacto. Quando os sintomas são mais graves pode-se usar lágrimas artificiais em gel ou pomada. Redução da drenagem O oftalmologista pode optar por fechar os orifícios de saída das lágrimas (de forma temporária - com silicone ou colagénio, ou de forma permanente - recorrendo a cirurgia ou diatermia) com o objectivo de conservar durante mais tempo nos olhos as lágrimas naturais ou artificiais.

Jogos de acção melhoram visão


Um novo estudo que vem abalar tudo até agora defendido. Segundo uma tese da Universidade de Rochester, jogar computador ou consola durante uma hora por dia, ao longo de um mês, melhora em 20 por cento a capacidade dos jogadores em identificar letras apresentadas de forma desordenada. Uma prova de precisão da visão, utilizada com frequência nos laboratórios de oftalmologia. Defendem os autores do estudo que, após apenas 30 por cento, os jogadores revelam também um aumento da resolução espacial da sua visão, reconhecendo mais facilmente objectos rodeados por outros símbolos distintos.

Córnea artifical revoluciona implantes oculares


Um grupo de investigadores alemães do Instituto Fraunhofer desenvolveu uma córnea artificial que poderá começar a ser testada em humanos no início do próximo ano. As expectativas, para já, são animadoras. Testada com sucesso em coelhos, esta descoberta, financiada pela União Europeia, poderá resolver o principal problema que envolve a produção de córneas artificias: que o implante cresça e se una ao tecido natural do paciente. Como esta nova geração de córneas artificiais são feitas com um polímero que não absorve água, não permitem que cresçam células sobre o mesmo. Depois de implantada a córnea, a orla da mesma é coberta com uma proteína especial à qual podem aderir as células da córnea natural. "Desta forma, o implante pode unir-se à parte natural da córnea, enquanto a parte central permanece isenta de células", disse Joachim Storsberg, coordenador do projecto revolucionador.

Nadar com música


Nadar deixou de ser uma actividade monótoma. Agora, pode ouvir os seus artistas preferidos enquanto pratica desporto. Sabendo que a natação é uma prática desportiva altamente saudável mas também aborrecida, a empresa norte-americana Finis Inc lançou um novo produto que vai tornar as horas de treino dos nadadores mais animadas. O SwiMP3 é uma tecnologia adaptada a óculos de natação com um leitor de MP3 embutido que utiliza um sistema de transferência de som através da vibração dos ossos internos da orelha, proporcionando uma clareza excepcional ao nadador. Com uma bateria recarregável, o sistema é compatível com PC e Mac e vem com 128 MB de memória interna.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Hyperopia


Farsightedness, or hyperopia, as it is medically termed, is a vision condition in which distant objects are usually seen clearly, but close ones do not come into proper focus. Farsightedness occurs if your eyeball is too short or the cornea has too little curvature, so light entering your eye is not focused correctly.
Common signs of farsightedness include difficulty in concentrating and maintaining a clear focus on near objects, eye strain, fatigue and/or headaches after close work, aching or burning eyes, irritability or nervousness after sustained concentration.
Common vision screenings, often done in schools, are generally ineffective in detecting farsightedness. A comprehensive optometric examination will include testing for farsightedness.
In mild cases of farsightedness, your eyes may be able to compensate without corrective lenses. In other cases, your optometrist can prescribe eyeglasses or contact lenses to optically correct farsightedness by altering the way the light enters your eyes.

Myopia


Nearsightedness, or myopia, as it is medically termed, is a vision condition in which near objects are seen clearly, but distant objects do not come into proper focus. Nearsightedness occurs if your eyeball is too long or the cornea has too much curvature, so the light entering your eye is not focused correctly.
Nearsightedness is a very common vision condition that affects nearly 30 percent of the U.S. population. Some evidence supports the theory that nearsightedness is hereditary. There is also growing evidence that nearsightedness may be caused by the stress of too much close vision work. It normally first occurs in school-age children. Because the eye continues to grow during childhood, nearsightedness generally develops before age 20.
A sign of nearsightedness is difficulty seeing distant objects like a movie or TV screen or chalkboard. A comprehensive optometric examination will include testing for nearsightedness. Your optometrist can prescribe eyeglasses or contact lenses to optically correct nearsightedness by altering the way the light images enter your eyes. You may only need to wear them for certain activities, like watching TV or a movie or driving a car, or they may need to be worn for all activities.
Refractive surgery or laser procedures are also possible treatments for nearsightedness as is orthokeratology. Orthokeratology (ortho-k) is a non-invasive procedure that involves the wearing of a series of specially-designed rigid contact lenses to progressively reshape the curvature of the cornea over time.

Strabismus (Crossed Eyes)

Strabismus occurs when one or both of your eyes turns in, out, up or down, and is usually caused by poor eye muscle control. This misalignment often first appears before age 21 months but may develop as late as age 6. This is one reason why the American Optometric Association recommends a comprehensive optometric examination before 6months and again at age 3.
There is a common misconception that a child will outgrow strabismus. This is not true. In fact, the condition may get worse without treatment.
Treatment for strabismus may include single vision or bifocal eyeglasses, prisms, vision therapy, and in some cases, surgery. Vision therapy helps align your eyes and solves the underlying cause of strabismus by teaching your two eyes to work together. Surgery alone may straighten your eyes, but unless your eye muscle control is improved, your eyes may not remain straight.
If detected and treated early, strabismus can often be corrected with excellent results.

Brócolos ajudam a combater os raios ultravioletas


Os bróculos já são conhecidos pelas suas inúmeras vantagens na prevenção de doenças, agora surge mais uma razão para os incluir na sua dieta. Segundo um estudo divulgado na revista "Procedings of the National Academy os Sciences", o consumo deste vegetal pode ajudar a combater os efeitos da radiação ultravioleta. De acordo com o mesmo documento, o extracto das sementes dos bróculos, denominado sulforafane, reduz o endurecimento e as lesões da pele e aumenta a produção de enzimas que protegem as células da radiação. Os investigadores defendem que a descoberta pode ser importante para as pessoas com sistemas imunitários deficentes e para aquelas em risco de virem a sofrer de cancro de pele.