Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Oculos com monitor embutido


O fabricante garante que o uso do aparelho elimina o ciber-stress.Uma empresa israelita criou um par de óculos que eliminam a necessida de adquirir um monitor. A invenção, chamada de LightVu, simula uma tela de 42 polegadas a uma distância de cerca de dois metros. O par de óculos tem uma lente com difracção, posicionamento 3D e microposicionamento optimizado. Segundo o fabricante, Mirage Innovations, o dispositivo, que pesa apenas 40 gramas, elimina os efeitos do ciber-stress. O preço e a data para a comercialização do produto ainda não foi definido, mas o fabricante promete preços competitivos.

Proteja-se enquanto trabalha

Sabia que nos Estados Unidos da América, todos os dias 2 mil pessoas deixam de trabalhar devido a problemas na visão?
E que 90% dos casos podiam ser evitáveis?Para isso bastava apostar na consciencialização e, claro, na prevenção. No caso das profissões industriais, especialistas alertam para o uso obrigatório de acessórios de segurança, como óculos especiais para a função que exercem.
A fadiga provocada pelo uso de computadores também é destacada pelos médicos, sendo por isso aconselhável tomar algumas medidas preventivas:
- Nunca posicionar seu computador diante de uma janela;
- Evitar trabalhar em locais mal iluminados;
- Estabelecer pausas de 10 minutos por cada hora de trabalho, piscando várias vezes;
- Fechar os olhos por um período de 15 minutos ao meio do dia;
- Garantir uma boa hidratação, se necessário, usar lágrimas artificiais.
- Consultar um especialista quando sentir qualquer distúrbio na visão.

O Peixe-zebra poderá curar a cegueira


Uma equipa de cientistas do Reino Unido acredita que poderá desenvolver, nos próximos cinco anos, tratamentos experimentais para tratar a cegueira, após ter estudado as características regenerativas das retinas dos peixes-zebra. Em laboratório, os investigadores conseguíram fazer crescer as células que se encontram nos olhos destes peixes e em poucos mamíferos, que poderão vir a ser aplicados para regenerar a retina dos humanos. Os cientistas britânicos já fizeram o transplante destas células em ratos, com resultados bastante positivos, o que abre a possibilidade de, em breve, ser possível aplicar o tratamento aos humanos. Os peixes-zebra serão um grande contributo para a criação deste banco visto serem animais que possuem muitas células regenerativas.

Nova invenção pode ajudar a mudar a vida dos cegos

Conseguir ler uma etiqueta numa loja ou um programa de um concerto deixou de ser um sonho para os cegos graças a um leitor portátil, inventado por um francês, capaz de traduzir um texto para braile instantaneamente.Raul Parienti, o engenheiro francês que criou o Top Braille, fundou uma sociedade para comercializá-lo por um preço inicial de cerca de 3.000 euros e acredita que o aparelho poderá aumentar a autonomia dos 42 milhões de cegos no mundo e das pessoas com problemas de visão.A invenção é quase do tamanho de um rato de computador e pesa apenas 120 gramas."Quando se posiciona o aparelho sobre um texto, uma microcâmera digital processa cada uma das letras e transmite as imagens para o processador que controla uma unidade braile situada sob o dedo indicador do usuário", explica Parienti.As pequenas partes pontiagudas desta unidade abaixam ou sobem para compor a tradução instantânea para o braile de cada letra impressa no papel ou em qualquer outra superfície. Com a ajuda de um fone também é possível ouvir o texto.