Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

terça-feira, 14 de julho de 2009

Algumas Ilusões ópticas...

Aqui ficam algumas ilusões ópticas, de vários tipos que poem á prova o nosso sistema visual....



Perigo:Óptica ambulante “varre” aldeias


Uma empresa sedeada na zona Norte está a efectuar exames à vista e a promover a venda de óculos em diversas freguesias do distrito de Bragança, contrariando a legislação em vigor, que proíbe o comércio ambulante de “artigos de óptica”.A situação não agrada à Associação Nacional dos Ópticos (ANO), que já no ano passado denunciou este tipo de práticas comerciais à ASAE, envolvendo uma empresa da zona Centro.No distrito de Bragança, os exames à visão são gratuitos e estão a ser efectuados em espaços cedidos pelas Juntas de Freguesia, tendo já abrangido os concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.Ao que o Jornal NORDESTE conseguiu apurar, a ANO já alertou estas três autarquias para o facto de a venda ambulante de artigos de óptica ser proibida aos olhos do decreto-lei 122/79, de 8 de Maio.“A realização de exames à visão, com a consequente venda de armações e lentes oftálmicas em espaços cedidos por algumas Juntas de Freguesia, tipifica a venda ambulante de artigos de óptica, que é proibida”, alega um ofício que o órgão representativo do sector enviou aos municípios.Segundo a ANO, “este tipo de actuação em espaço público reflecte uma limitação à livre concorrência, prejudicando os fregueses e os comerciantes”.“A saúde ocular no distrito está em perigo”, garantem profissionais do sectorA divulgação dos exames nas aldeias é feita através de cartazes colocados em locais estratégicos de cada freguesia. Além da venda ambulante denunciada pela ANO, as condições de trabalho não agradam aos profissionais do sector. Um empresário do ramo garante que os rastreios são feitos como há 20 anos atrás, “apenas com uma mesa, uma caixa de lentes, um placard com letras e sem projector”.Efectuado o exame, o cliente é encaminhado para outras mesas colocadas nas Juntas de Freguesias, mas recheadas de tabuleiros de óculos. “Vendem sempre 2 pares: um para o perto e outro para o longe, mas conheço um caso em que receitaram lentes neutras fotocromáticas a uma senhora que tinha 2 dioptrias de astigmatismo”, revelou outro profissional auscultado pelo Jornal NORDESTE.Para um outro empresário não restam dúvidas: “os exames são feitos em condições precárias e sem meios técnicos que garantam eficácia”. O certo é que já são várias as Juntas de Freguesia que franqueiam as portas a este tipo de acções, “já que os autarcas até pensam que estão a prestar um grande serviço à população”, recorda um dos associados da ANO estabelecido no distrito de Bragança.Os profissionais esperam, agora, que os organismos competentes actuem e não afastam a hipótese de comunicar a situação ao governador civil de Bragança, alegando que “a saúde ocular no distrito está em perigo”.

Take a look...images by reflection

Infants are always fascinated by the antics of the Baby in the Mirror. Now if you want to know something about mirror images that most people don't understand, try this. First bring this page closer and closer to your eyes, until you can no longer focus on it without straining. Then go in the bathroom and see how close you can get your face to the surface of the mirror before you can no longer easily focus on the image of your own eyes. You will find that the shortest comfortable eye-mirror distance is much less than the shortest comfortable eye-paper distance. This demonstrates that the image of your face in the mirror acts as if it had depth and existed in the space behind the mirror. If the image was like a flat picture in a book, then you wouldn't be able to focus on it from such a short distance.
The image that is down this text is "Narcissus" by Michelangelo Caravaggio, ca. 1598.

Eye Diagram



1-posterior compartment
2-ora serrata
3-ciliary muscle
4-ciliary zonules
5-canal of Schlemm
6-pupil
7-anterior chamber
8-cornea
9-iris
10-lens cortex
11-lens nucleus
12-ciliary process
13-conjunctiva
14-inferior oblique muscule
15-inferior rectus muscule
16-medial rectus muscle
17-retinal arteries and veins
18-optic disc
19-dura mater
20-central retinal artery
21-central retinal vein
22-optical nerve
23-vorticose vein
24-bulbar sheath
25-macula
26-fovea
27-sclera
28-choroid
29-superior rectus muscule
30-retina

Fármaco poderá erradicar "cegueira do rio".


Ensaio clínico de fase III avança em África.A terceira fase do ensaio clínico de um antiparasitário à base de moxidectina vai avançar em três países africanos, de modo a que se consiga erradicar a cegueira do rio (oncocerciasis), doença causada por um verme semelhante a uma mosca que existe em zonas ribeirinhas.Na sua página oficial, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que irá colaborar com a farmacêutica Wyeth Pharmaceuticals no desenvolvimento do medicamento, cuja substância é, actualmente, administrada a animais.O ensaio clínico irá englobar 1.500 africanos do Gana, Libéria e República Democrática do Congo.Até ao momento, o único medicamento existente mata os vermes, mas não os parasitas adultos. O parasita consegue sobreviver até 15 anos, alojando-se entre a pele e os músculos das pessoas contaminadas, invadindo a pele e outros tecidos, incluindo os olhos, e conduzindo à cegueira.A OMS estima que existam em África aproximadamente 37 milhões de pessoas infectadas com esta doença e mais de 120 milhões em risco de infecção. Para além de atingir vários países africanos, a doença também afecta o Iémen e alguns países da América do Sul.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Tamsulin relacionado com complicações da cirurgia das cataratas...

Estudo publicado no "Journal of the American Medical Association" revela que pacientes sentiram efeitos adversos relacionados com a cirurgia. Os homens com 60 ou mais anos de idade que tomem o fármaco tamsulin para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata nos 14 dias que antecedem uma cirurgia às cataratas têm um risco maior de complicações, revela um estudo publicado no “Journal of the American Medical Association”.O estudo, liderado por Chaim M. Bell do St. Michael´s Hospital, em Toronto, Canadá, contou com a participação de 96.128 homens com 66 anos, que tinham sido submetidos a cirurgia das cataratas no Canadá, entre 2002 e 2007. Destes pacientes, 3.550 tinham tomado tamsulin nos 14 dias que antecederam a cirurgia e 7.426 tinham tomado recentemente outros bloqueadores alfa.O estudo revelou que 284 pacientes sentiram efeitos adversos relacionados com a cirurgia. Destes pacientes, 280 foram agrupados por idade, cirurgião e ano de cirurgia com 1.102 pacientes que não tinham sofrido complicações.Esta análise permitiu concluir que os pacientes que tiverem complicações depois da cirurgia tinham uma probabilidade 2,3 vezes maior de terem tomado o fármaco tamsulin do que os pacientes do grupo de controlo. No entanto, não foram observadas diferenças significativas na exposição, recente ou anterior, a outros bloqueadores alfa.De acordo com declarações prestadas à agência ReuteursHealth, os autores do estudo defendem que como “a combinação da cirurgia às cataratas e a toma do tamsulosin é comum, os pacientes deveriam ser informados dos riscos desta terapia e os sistemas pré-operatórios deveriam identificar quais os pacientes que tomam este fármaco”.

Ter acesso a documentos nas lentes...

O Instituto Fraunhofer desenvolveu óculos com apresentação de documentos directamente nas lentes.O Instituto Fraunhofer para microsistemas fotónicos (Fraunhofer’s Institute for Photonic Microsystems -IPMS), localizado em Dresden, Alemanha, desenvolveu óculos com apresentação de documentos directamente nas lentes.Segundo o Instituto, estes óculos podem ser utilizados para visualizar vários tipos de documentos. Os óculos são ligados a um PDA, que os controla.Para já, estes óculos permitem apenas a visualização de ficheiros de documentos, mas não faltará muito para poderem apresentar vários tipos de informação e conteúdos, à semelhança dos sistemas utilizados em vários filmes de ficção científica.O sistema desenvolvido pelo IPMS é bidireccional e interactivo, abrindo várias possibilidades de aplicação. Prevê-se que seja incorporado em breve com um sistema de seguimento do olho, o que irá permitir ao utilizador controlar e interagir com a informação apresentada bastando para isso olhar para certos pontos. O sistema poderá, por exemplo, fazer scrolling de um texto em função do ponto fixado pelos olhos do utilizador.

Portugueses com pouco cuidado na saúde visual


Estudo Internacional “Healthy Sight Survey” revela falta de cuidado dos Portugueses em relação à saúde visual. Cerca de 53 por cento dos Portugueses nunca visitou um Optometrista para realizar um exame à visão.A Transitions Optical acaba de divulgar as conclusões do seu mais recente estudo sobre saúde visual, realizado pela Ipsos Health a cerca de 9000 pessoas em oito países (França, Holanda, Espanha, Portugal, África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Itália). Este estudo concluiu que cerca de 53% dos portugueses nunca foi a um optometrista para realizar um exame à visão, enquanto apenas 12% vão uma vez por ano e 9% uma vez a cada dois anos.Relativamente à frequência das visitas a oftalmologistas o estudo revela que 15% dos portugueses nunca foram a uma consulta e que cerca de 24% não foi a nenhuma nos últimos 5 anos. Por outro lado 71% dos inquiridos revelou usar óculos ou lentes de contacto.Na média de todos os países também se verificam números semelhantes uma vez que 38% dos inquiridos afirma que nunca visitou um oftalmologista e o número sobe para os 50% em relação às visitas ao optometrista. Curiosamente quando questionados sobre qual dos cinco sentidos consideram mais valioso, 96% dos portugueses responderam a visão e quando questionados sobre as capacidades que tem mais medo de perder 57% responderam a visão, seguido da mobilidade física com 45%. Por outro lado, 88% discordam com a afirmação “só precisa de ir a um especialista de visão quando tem problemas de visão”.Os resultados são inquietantes pois muitos problemas de visão ou dos olhos não tem sinais óbvios ou sintomas e por isso é provável que existam mesmo sem serem diagnosticados. Segundo a Organização Mundial de Saúde estima-se que existem 153 milhões de pessoas com deficiências visuais devido a erros refractivos não corrigidos. Um simples teste aos olhos, uns óculos ou lentes de contacto podem fazer uma enorme diferença nas vidas de mais de 150 milhões de pessoas que sofrem de problemas de visão.A OMS calcula que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e que cerca de 161 milhões de pessoas em todo o mundo são deficientes visuais devido a doenças oftalmológicas como as cataratas, glaucoma ou degeneração macular. Contudo 75% dos casos de doenças relacionadas com a cegueira a nível mundial são potencialmente evitáveis ou passíveis de tratamento.Quando questionados sobre os comportamentos que podem causar danos aos olhos (pergunta onde se podia escolher diversas opções) 93% dos Portugueses responderam ler com pouca luz, 92% estar demasiado perto da televisão e 88% exposição aos raios solares.Finalmente quando questionados em que estação do ano os raios UV podem ser mais prejudiciais para os olhos 92% dos portugueses responderam no Verão, 5% no Inverno e 3% na Primavera.