Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 25 de fevereiro de 2007

História da Contactologia

1508- Leonardo Da Vinci foi o primeiro a ter a ideia de substituir a superfície corneal, por outra, utilizando para isso um globo transparente cheio de água, neutralizado e substituindo a superfície corneal anterior.

1636- Descartes Utilizou um tubo oco com uma lente positiva num extremo, enchia-se o tubo com água e colocava-se a extremidade aberta em contacto com os olhos, desta forma a superfície corneal era neutralizada, obtendo assim um aumento das imagens.



1801- Thomas Young usou o principio de Descartes para estudar os principios da acomodação, astigmatismo e refracção.







1851- Helmholtz inventou o Queratómetro.


1888- Kalt e Flik descreveram pela primeira vez uma lente de contacto que na realidade se adaptou directamente sob a superfície corneal anterior. A lente utilizada foi uma simples porção de vidro com um diâmetro igual ao da córnea e a potência dessa lente calculava-se segundo as necessidades de cada paciente.



1920- Carl Zeiss iniciou a produção das lentes de contacto de vidro por um processo de molde polido.






1936- Polimetilmetacrilato (P.M.M.A) foi instituido como material apropriado para fabricar próteses oculares e lentes corneais, comprovando-se que este material era inerte aos tecidos oculares, ligeiro de peso e muito transparente e fácil de trabalhar.


1937- Fleinbloom- efectuou as primeiras lentes esclerais que continham (PMMA), a parte central era feita de vidro e a parte escleral era de (PMMA).


1938- Obrig introduziu na contactologia a Fluorosceina.


1948- Tuohy introduziu a utilização das lentes corneais de (PMMA). A partir desse momento as lentes corneais passaram a ser utilizadas como sistemas ópticos para neutralizar as ametropias.


1949- Butterfield desenhou lentes corneais com curvas periféricas e diâmetro total de 11 a 11,5mm.


1954- Passaram-se a usar lentes com diâmetro inferior, ou seja, de 9,5mm.


1950_1960-começou a utilizar-se outro tipo de material que era constituido por polímeros de hidrogel, que é chamado de HEMA.


1962- Apareceram as primeiras lentes de silicone.


1965- Utilizou-se o processo de centrifugação no fabrico das lentes hidrofobas.


1968- U.S.FDA passou a ser o organismo que regulamentava o uso das lentes de contacto.


1971- Bausch & Lomb foi a primeira lente aprovada nos Estados Unidos.


1978- Utilizaram butirato de acetato de celulose(C.A.B.) como polímero paras as lentes de contacto e nesta data passou a ser legalizada como material próprio de fabricação para as lentes.


1987- Foi criada a primeira lente descartável que foi aprovada pela U.S.FDA.


Todas estas descobertas realizadas até aos anos 50, foram de lentes de contacto de material rigído e relativamente permeável.

Sem comentários: