1636- Descartes Utilizou um tubo oco com uma lente positiva num extremo, enchia-se o tubo com água e colocava-se a extremidade aberta em contacto com os olhos, desta forma a superfície corneal era neutralizada, obtendo assim um aumento das imagens.
1801- Thomas Young usou o principio de Descartes para estudar os principios da acomodação, astigmatismo e refracção.
1851- Helmholtz inventou o Queratómetro.
1888- Kalt e Flik descreveram pela primeira vez uma lente de contacto que na realidade se adaptou directamente sob a superfície corneal anterior. A lente utilizada foi uma simples porção de vidro com um diâmetro igual ao da córnea e a potência dessa lente calculava-se segundo as necessidades de cada paciente.
1920- Carl Zeiss iniciou a produção das lentes de contacto de vidro por um processo de molde polido.
1936- Polimetilmetacrilato (P.M.M.A) foi instituido como material apropriado para fabricar próteses oculares e lentes corneais, comprovando-se que este material era inerte aos tecidos oculares, ligeiro de peso e muito transparente e fácil de trabalhar.
1937- Fleinbloom- efectuou as primeiras lentes esclerais que continham (PMMA), a parte central era feita de vidro e a parte escleral era de (PMMA).
1938- Obrig introduziu na contactologia a Fluorosceina.
1948- Tuohy introduziu a utilização das lentes corneais de (PMMA). A partir desse momento as lentes corneais passaram a ser utilizadas como sistemas ópticos para neutralizar as ametropias.
1949- Butterfield desenhou lentes corneais com curvas periféricas e diâmetro total de 11 a 11,5mm.
1954- Passaram-se a usar lentes com diâmetro inferior, ou seja, de 9,5mm.
1950_1960-começou a utilizar-se outro tipo de material que era constituido por polímeros de hidrogel, que é chamado de HEMA.
1962- Apareceram as primeiras lentes de silicone.
1965- Utilizou-se o processo de centrifugação no fabrico das lentes hidrofobas.
1968- U.S.FDA passou a ser o organismo que regulamentava o uso das lentes de contacto.
1971- Bausch & Lomb foi a primeira lente aprovada nos Estados Unidos.
1978- Utilizaram butirato de acetato de celulose(C.A.B.) como polímero paras as lentes de contacto e nesta data passou a ser legalizada como material próprio de fabricação para as lentes.
1987- Foi criada a primeira lente descartável que foi aprovada pela U.S.FDA.
Todas estas descobertas realizadas até aos anos 50, foram de lentes de contacto de material rigído e relativamente permeável.
Sem comentários:
Enviar um comentário