Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Fazer uma boa escolha para o verão...

O barato que sai caro...
É exactamente assim que os oftalmologistas definem a atitude de alguém que, em pleno verão, opta por comprar óculos de sol falsos.
Usar óculos de sol que não protejam os olhos contra os raios ultravioletas, pode causar danos irreversíveis à saúde dos olhos. E aí, o verão ou as férias que não eram para sair da memória, acaba sendo sinônimo de uma lembrança bem diferente.
Antes de se ocupar com a beleza do modelo ou se ele está na moda, é importante que o consumidor se informe sobre a qualidade do produto que vai levar no rosto. Bons óculos de sol devem, obrigatoriamente, ter filtros de raios ultravioletas (UV) nas lentes, o que é imprescindível para proteger a retina (é pra isso que ele serve, não se esqueça).
Tanto cuidado tem as suas razões, pois muitas complicações podem acontecer se a protecção não existir efectivamente, como uma catarata ou alteração da retina. Lentes de baixa qualidade também podem gerar aquelas famosas dores de cabeça, que não passam e que ninguém também sabe o que é.
Uma lente escura de má qualidade pode causar distorções que comprometem a visão, e pior, potencializam os efeitos dos raios UV, já que diminuem a luminosidade e aumentam da pupila da pessoa, gerando consequentemente, maior absorção dos raios nocivos aos olhos.
A utilização de óculos de sol de lentes que não oferecem protecção adequada é considerada mais perigosa do que a não utilização.
Isso porque o olho humano possui mecanismos de defesa naturais, que são inibidos pela escuridão proporcionada pelas lentes de má qualidade. Por conta disso, a pupila, que se fecharia automaticamente diante da luminosidade, mantém-se aberta.
E se as lentes não protegem os olhos, os raios ultravioleta passam e afectam a retina mais severamente do que se a pessoa não estivesse usando nenhum tipo de protecção.
Conselhos a ter em conta...
Em primeiro lugar, considere o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. Saiba que esta informação deve estar disponível no momento da compra, seja no adesivo afixado aos óculos ou em livretos que contenham informações técnicas sobre o produto.
Verifique também a adaptação dos óculos ao rosto e dê preferência às lentes que envolvam bem os olhos ou que impeçam a penetração de luz através das aberturas existentes nos locais de fixação.
Lentes coloridas - como as castanhas, cinzas e verdes -, além de bonitas, protegem melhor os olhos, porque provocam pouca distorção da visão e das cores do ambiente. As amarelas são indicadas para a prática de desporto.

Sem comentários: