Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

sábado, 9 de junho de 2007

Ergonomia

A palavra ergonomia, advém do grego, "ergon ", que significa trabalho e " nomos " que significa leis. Desta palavra antevemos que estamos a lidar com algo intimamente ligado ao nosso ambiente de trabalho, mas não só, se olharmos com atenção para os nossos carros ou para os electrodomésticos da nossa casa, constatamos que estes muitas vezes estão pensados ergonomicamente, ou seja, foram pensados de forma a interagir connosco o mais naturalmente possível, sem alterar o nosso estado de saúde e respeitando sempre a nossa anatomia, assim sendo podemos afirmar que a ergonomia tem como objectivo a melhoria da qualidade de vida do ser humano.
A palavra ergonomia é utilizada hoje em dia para anunciar vários produtos desde automóveis a cadeiras, sendo o objectivo dos publicitários, transmitir que estes automóveis ou estas cadeiras, são mais confortáveis para o consumidor final, mas esta ideia está incompleta, uma vez que a ergonomia tenta promover além do conforto a saúde e o bem estar do utilizador. Com esta pequena introdução constatamos que quando um optometrista tenta transmitir algumas noções básicas de ergonomia ao seu paciente, estas noções não visam apenas o bem estar do paciente, mas também a protecção e melhoria do seu sistema visual.

Alguns conselhos de carácter geral:
• Deve organizar o seu posto de trabalho, de forma a ter os objectos o mais próximos de si (não exageradamente), especialmente os mais utilizados. Alcançar com frequência objectos que se encontram longe de si, contribui para o aparecimento de lesões no sistema músculo esquelético e consequentemente diminuição da produtividade.
• Deve manter as impressoras, fotocopiadoras e outros aparelhos que façam ruído afastados dos postos de trabalho.
• O seu local de trabalho deve ter uma temperatura média. As temperaturas altas provocam fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, entre outros sintomas; enquanto as temperaturas muito baixas provocam diminuição de atenção e consequentemente distracção.
• Se possível deve colocar quer em casa (excepto quartos) quer no trabalho, plantas, porque estas ajudam a manter a humidade em valores benéficos para o ser humano.
• No trabalho deve colocar os postos de trabalho, de forma a estes não se encontrarem perto da saída do ar condicionado, ou das correntes de ar.
• Aconselha-se a que limpe as lâmpadas e os difusores de luz, com alguma frequência.
• Logo que as lâmpadas fluorescentes comecem a ter uma luz intermitente, devem ser substituídas.

Sem comentários: