Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Transplante de córnea biossintética restaura parcialmente a visão

Córneas biossintéticas feitas com colagénio (proteína humana) implantadas cirurgicamente permitiram restaurar parcialmente a visão de alguns doentes, segundo um pequeno ensaio clínico realizado na Suécia com dez pacientes.

A investigação, a cargo de uma dupla de cientistas suecos e canadianos e publicada na revista “Science Translational Medicine”, revela que as córneas criadas em laboratório podem incitar os nervos e tecidos oculares danificados a regenerarem-se, restaurando a visão no olho humano tal como fazem as córneas provenientes de dadores."Este estudo clínico é importante porque, pela primeira vez, mostra que uma córnea fabricada artificialmente pode integrar-se no olho humano e estimular a regeneração dos tecidos", afirmou o líder da investigação, May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Otava, no Canadá, citado pela agência Lusa.O médico May Griffith colaborou com o cirurgião sueco Per Fagerholm, da Universidade de Linköping, na Suécia, onde se realizaram as intervenções cirúrgicas aos 10 pacientes. Durante dois anos após a cirurgia, os investigadores foram verificando que as células e os nervos de nove dos dez doentes voltaram a crescer, envolvendo o olho completamente.Em geral, a visão melhorou em seis dos dez pacientes operados e, depois de lhes terem sido colocadas lentes de contacto, todos tiveram uma visão equivalente à esperada após um transplante convencional de córnea com tecido humano.Para os cientistas, as córneas biossintéticas são uma esperança para os doentes que necessitam de transplantes de córnea mas que não conseguem dadores. Este tipo de implante também evita algumas desvantagens associadas ao tecido humano regular, como a possível transmissão de uma doença por parte do dador e a rejeição

Sem comentários: