Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 30 de setembro de 2007

Estereopsia

Na visão binocular a imagem é captada pelos olhos individualmente e transmitidas ao cérebro, que deve ser capaz de medir essas diferenças e fundi-las, resultando em uma visão estéreo ou estereopsia.A visão binocular dá a sensação espacial das imagens, com diferenças proporcionais à profundidade relativa aos objetos no campo visual, e ainda que vejamos duas imagens de um mesmo objeto (uma por meio de cada olho) percebemos apenas uma.No dia-a-dia esta sensação espacial, chamada estereopsia, é imprescindível para a orientação quanto a distância dos objetos para se movimentar sem bater nos móveis e objetos em casa, por exemplo.
As imagens colhidas pelos dois olhos (visão binocular), para que funcionem em uma só, deverão ter o ponto alinhados e capazes de enxergar imagens semelhantes (funcionalmente homólogo das duas retinas). Quando isso não ocorre, passa-se a ter visão duplicada dos objetos (diplopia).Existem várias situações em que se pode perder esta capacidade de visão binocular, entre as quais se encontram: estrabismos (desvio ocular), perda visual severa de um dos olhos(trauma, doenças oculares etc.), diferença muito grande entre o “grau” de cada olho(anisometropia), doenças neurológicas como paralisias etc.
A visão é um dos mais importantes sentidos para um desenvolvimento físico e cognitivo normal no ser humano. O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação ficam prejudicados com uma deficiência visual.
Há vários dispositivos de visualização que se aproveitavam da estereopsia para criar ilusões de profundidade em imagens de paisagens, monumentos arquitetônicos etc. As obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972) são um bom exemplo da estereopsia aplicada às artes gráficas.

Sem comentários: