Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 2 de agosto de 2009

Campimetria


A Campimetria é um exame que estuda a percepção visual central e periférica. Quando o oftalmologista ou optometrista mede a visão de longe e de perto ele está observando a percepção visual central. A percepção periférica no ser humano é em torno de 180 graus se tivermos a falar dos dois olhos mas uma campimetria faz-se monocularmente o que reduz para 160º, isto porque temos a cana do nariz que não nos deixa perceber a 180º. Em muitas doenças esta visão espacial é reduzida e a única maneira de detectar esta perda seria estudando o campo de visão. O campímetro computadorizado (por exemplo campímetro das marcas "Humphrey" e "Eyetec AP120") faz isto muito bem, informando detalhadamente, a ponto de mostrar pequenas ilhas de falha da visão que chamamos escotomas (degeneração macular senil, diabetes), outras vezes mostra as perdas periféricas (glaucoma, retinose pigmentária), mostra também perdas totais de quadrantes ao que se dá o nome de hemianopsia que pode ser do tipo honônima se for nos dois olhos e no mesmo quandrante (nasal ou temporal). A hemianopsia também pode ser heterónima bitemporal e esta normalmente está associada a um problema no quiasma óptico. As hemianopsias não tb podem ser em apenas um quadrante e monocular. Todas estas possibilidades nos levam a concluir onde poderá estar o problema e não confundir por exemplo uma retinopatia com um problema no quiasma óptico. No glaucoma este exame é fundamental mas não conclusivo a este se deve juntar uma oftalmoscopia e uma medição da PIO (pressão intra-ocular) para que o seu diagnósticoseja exacto e depois proceder ao seu tratamento e control, o tratamento terá de ser feito apenas por um médico, o optometrista diante estes dados deverá reencaminhar o paciente para o médico que ele considere mais apropriado para a situação do seu paciente (por ex. um problema no quiasma óptico deverá ser um neurologista pois o problema situa-se num nervo).

Sem comentários: