Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

terça-feira, 1 de junho de 2010

Molécula facilita diagnóstico do glaucoma


Uma recente descoberta poderá indicar estádios +precoces do glaucoma, a causa mais frequente de cegueira irreversível em todo o mundo. A proteína, conhecida pela sigla ELAM-1, poderá ajudar os médicos a diagnosticar esta doença, que afecta cerca de 70 milhõe sde pessoas em todo o mundo.
Na ultima edição da revista “Natural Medicine”, uma equipa de investigadores, liderada pelo Dr. Joel S. Schuman, publica um estudo que focou o exame ao retículo trabecular de olhos saudaveis e de pessoas com glaucoma.
A proteína ELAM-1 estava presente em todos os olhos doentes e em nenhum dos olhos saudáveis. O ELAM-1 poderá ser a resposta ao “stress” que as células sofrem devido ao aumento de pressão, preservando a vida destas e ajudando a rede a drenar melhor. No entanto, o excesso desta molécula também poder´+a ser responsável pela própria evolução do glaucoma.
Esta investigação poderá ajudar ao desenvolvimento de métodos de diagnostico para a detecção precoce do glaucoma, bem como indicar novos tratamentos.

Sem comentários: