Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Olho Seco


O que é o "olho seco"?


O "olho seco" é uma situação em que não existe produção de lágrimas em quantidade suficiente. Diz-se também que existe "olho seco" quando, apesar de haver lágrimas em quantidade, estas não têm a qualidade necessária para manter os olhos saudáveis.


O que é importante saber sobre as lágrimas?


As lágrimas não são apenas "água salgada"!...contêm vitaminas, minerais , muco e gorduras, e é a presença de todas estas substâncias que permite obter lágrimas com qualidade para hidratar, alimentar e lubrificar os nossos olhos. As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais, situadas junto à pálpebra superior de cada olho. Quando pestanejamos as lágrimas espalham-se e tornam a superfície dos olhos brilhantes e transparentes formam um filme lacrimal. Embora não seja possível distinguir a olho nu, o filme lacrimal tem 3 camadas distintas:

- Uma camada oleosa muito fina, que está em contacto com o ar, e cuja a principal função é evitar que as lágrimas se evaporem.

- Uma camada aquosa, intermédia, que assegura a nutrição dos olhos (tem vitaminas e minerais) e protege os olhos de corpos estranhos potencialmente perigosos.

- Uma camada de mucina, que está em contacto directo com a superfície ocular, e que é responsável pela adesão das lágrimas aos olhos para formar uma película protectora transparente.

Quais são os sintomas de "olho seco"?


Os sintomas mais frequentes de "olho seco" são:

- Sensação de areia nos olhos

- Irritação dos olhos em ambientes com fumo ou ar condicionado

- Ardor

- Comichão

- Dificuldades em suportar a luz (fotofobia)

- Olhos vermelhos e dolorosos Por vezes, os "olho seco" ficam muito lacrimejantes. Esta afirmação parece um contra-senso, no entanto é isto mesmo que se passa! Quando as lágrimas não têm qualidade suficiente para realizar a sua função de forma completa, os olhos entram em sofrimento. Como consequência, há um aumento da produção de lágrimas, na tentativa de compensar a falta de qualidade destas. A certa altura, as lágrimas em excesso deixam de ser absorvidas e acabam por escorrer pela face e os olhos começam a "chorar".

Nos casos mais graves de "olho seco" podem aparecer situações de queratite e pequenas úlceras corneanas.

Como é diagnosticado o "olho seco"?


O diagnóstico de "olho seco" é feito pelo oftalmologista, por intermédio de testes que medem a produção de lágrimas e que avaliam a sua qualidade. Um destes testes é o teste de Schirmer, que mede a quantidade de lágrimas utilizando uma tira de um papel especial colocada junto ao bordo da pálpebra inferior. Para além destes testes, o oftalmologista observa os olhos em aparelhos especiais, que permitem chegar a um diagnóstico definitivo.

Qual o tratamento para o "olho seco"?


O "olho seco" pode ser controlado com sucesso, desde que sejam seguidas as indicações do oftalmologista, não só em relação aos medicamentos a tomar, mas também aos cuidados a ter para evitar que a situação se agrave. Assim, se sofre de "olho seco" deve, à partida, evitar permanecer em locais sobreaquecidos ou com ar condicionado, evitar a exposição directa ao vento e evitar ambientes com fumo (o fumo do tabaco, em especial, é um agente altamente perturbador da lágrima!...). Para além destes cuidados ambientais, existe o tratamento propriamente dito:

Lágrimas artificiais O tratamento mais corrente do "olho seco" passa pela utilização de lágrimas artificiais, que substituem as lágrimas naturais em falta, lubrificando e protegendo os olhos, e que devem ser usadas as vezes necessárias para evitar os aparecimentos dos sintomas. As lágrimas artificiais estão disponíveis em frascos conta-gotas e em embalagens individuais (unidoses). As unidades são especialmente indicadas para "olhos secos" muito sensíveis, nos casos em que seja necessário aplicar lágrimas muito frequentemente (mais do que 6 vezes por dia), e para portadores de lentes de contacto. Quando os sintomas são mais graves pode-se usar lágrimas artificiais em gel ou pomada. Redução da drenagem O oftalmologista pode optar por fechar os orifícios de saída das lágrimas (de forma temporária - com silicone ou colagénio, ou de forma permanente - recorrendo a cirurgia ou diatermia) com o objectivo de conservar durante mais tempo nos olhos as lágrimas naturais ou artificiais.

Sem comentários: