Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Lentes de contacto para bebés revolucionam a indústria óptica


Hoje, não existe preocupação social face à importância da realização de check-ups oftalmológicos a bebés, apesar do facto de, na idade infantil, se revelar um considerável número de problemas visuais. O Centro Internacional de Optometria de Espanha recomenda uma solução...Se estes problemas não forem corrigidos em tempo útil, podem degenerar mais tarde. Graças às novas tecnologias, existem agora lentes de contacto que se adaptam ao olho da criança mais pequena, com apenas semanas de vida. Esta eficaz solução é recomendada por profissionais da visão, por forma a corrigir este tipo de problema nos bebés, dado que as lentes de contacto são uma das melhores formas de travar e reduzir a miopia, assim como corrigir certas formas de estrabismo. Além disso, “o uso de lentes de contacto não incomoda minimamente os bebés, uma vez que eles se habituam muito rapidamente”, afirma Marisol García Rubio, presidente do Centro Internacional de Optometria de Espanha (CIO). Esta nova possibilidade irá sem dúvida ajudar a melhorar a visão de muitas crianças. De acordo com um estudo levado a cabo pelo CIO, 75% dos recém-nascidos são presbitas, por mais de uma ou duas dioptrias. Além disso, foi provado que 71% das crianças em fase de amamentação sofrem de astigmatismo e 20% das crianças prematuras sofrem de miopia, por mais de 8 ou 10 dioptrias. Quanto mais prematuro o bebé, mais alto o nível de miopia, a ponto de a visão ao longe ser virtualmente não existente. “Algumas crianças apresentam níveis superiores a 20 dioptrias”, constata o Dr. Peralta, assistente médico na Unidade de Oftalmologia Infantil, Hospital Universitário de La Paz, Madrid. Um tópico altamente interessante que será debatido na Expoóptica 2007 - exposição internacional de óptica e optometria a realizar-se entre 23 e 25 de Março deste ano, na Feria de Madrid. Se tivermos em mente estes números e o facto de que 90% da informação que recebemos é visual, os check-ups regulares à vista devem ser considerados um procedimento vital desde a nascença, assim possa qualquer anormalidade ser corrigida tão rapidamente quanto possível. De modo a garantir o bom desenvolvimento visual e motor, é importante que um bebé possa percorrer os diferentes estádios de desenvolvimento, ou seja, rebolar, gatinhar e andar. Os especialistas ressalvam a importância de as crianças gatinharem, uma vez que a supressão desta fase pode realmente atrasar o seu desenvolvimento visual. Os números mostram que 90% das crianças com estrabismo não rastejaram. Mostrou-se que gatinhar é uma das mais importantes fases para o desenvolvimento visual dos bebés, uma vez que este é o momento em que a criança foca os dois olhos no chão a uma curta distância, além de aprender a orientar-se em direcção a um ponto definido.

Sem comentários: