Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

sábado, 20 de outubro de 2007

A visão dos cães


Os cães são cegos para o vermelho e o verde. Eles veem um mundo mais brilhante e menos detalhado quando comparados com os humanos. A visão periférica é melhor que a dos humanos, mas a distância não é avaliada tão bem. Os cães excedem na visão nocturna e na detecção de objectos em movimento.
Essas diferenças na capacidade visual fazem sentido à luz da teoria da evolução. Uma boa percepção de profundidade e acuidade visual são necessárias para os primatas (dos quais os humanos evoluiram) saltarem pelos galhos das árvores. Uma boa visão de cores permite aos primatas escolherem as frutas mais maduras e nutritivas. Os canídeos, por outro lado, são bem adaptados como caçadores noturnos de presas camufladas.


Particularidades:
1. Cores
Os cães veem, de certa forma, como um humano daltônico, isto é, eles são cegos para as cores vermelho e verde (ocorre em 4% dos homens). Simplificando, isso ocorre devido ao facto deles terem somente dois tipos de cones ao invés de três (as células sensíveis à luz incluem os cones e bastonetes).
2. Detalhamento ou Acuidade
Uma vez que os cães não possuem fúlvea (ou área com 100% de cones),a sua visão para detalhes é estimada (grosseiramente) como seis vezes menor que a de um humano médio.
3. Visão Noturna
Os cães têm uma visão noturna muito melhor por duas razões:
-Eles têm mais bastonetes (que permitem a visão noturna)
-Eles têm uma estrutura chamada Tapetum Lucidum, que é uma superfície reflexiva atrás da retina (área que inclui as células sensíveis à luz) que reflecte a luz atrás dela (dá o estranho brilho à noite).
4. Sensibilidade ao Movimento
Os cães são mais capazes de detectar movimentos.
5. Profundidade e Campo
Devido à posição dos olhos, os humanos têm uma sobreposição do campo de visão de cada olho num ângulo de 140 graus; nos cães essa sobreposição gira em torno de 100 graus.
Como resultado, o cão tem uma capacidade limitada de acomodação (foco em elementos a distâncias diferentes), mas uma largura geral de campo que permite a eles ver mais do mundo.

Sem comentários: