Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Aberrações

Aberrações- Existem dois tipos principais de aberrações, as que dependem do comprimento de onda, que são as aberrações cromáticas e as que não dependem de comprimento de onda que são as monocromáticas, dentro das monocromáticas temos as aberrações esféricas, astigmática, coma, distorção e de curvatura de campo.

Aberração Cromática- Depende do comprimento de onda da radiação, isto é, quando temos ao mesmo tempo dois componentes de onda diferentes eles vão convergir em pontos diferentes.
Quanto mais afastados entre si forem os comprimentos de onda maior é a aberração cromática. Esta aberração não ocorre em radiações monocromáticas.

Aberração Esférica- Surge devido ao facto de os raios mais afastados do centro óptico, serem mais desviados do que os raios paraxiais. (isto é, junto ao centro óptico).
Esta aberração não depende da inclinação dos raios luminosos, isto é, ocorre mesmo em raios que incidam perpendicularmente. Esta aberração só depende da distância do centro óptico ao ponto de incidência do raio. Estas aberrações não têm significado na óptica paraxial, isto é, desprezam-se quando os raios incidem junto ao centro óptico.
Esta aberração ocorre em lentes esféricas.
Nota: Óptica paraxial é aquela em que os raios incidentes estão todos muito próximos do centro óptico das lentes.

Aberração Astigmática- O Astigmatismo é uma aberração monocromática, que depende da inclinação dos raios incidentes na lentes. Quanto maior for a inclinação maior é o astigmatismo.
Esta aberração não depende da distância do ponto de incidência ao centro óptico da lente e nem depende do comprimento de onda da radiação.

Sem comentários: