Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Presbiopia

A Presbiopia ou "vista cansada", é uma evolução natural da visão que se manifesta na maioria das pessoas a partir dos 40 anos.
Faz parte do processo natural do envelhicimento, sendo progressivo até aos 60 anos, quando estabiliza na graduação que tiver na altura.
Adevido às modificações produzidas durante o processo de envelhicimento, o cristalino endurecee vai perdendo elasticidade. Ao mesmo tempo, o músculo ciliar enfraquece, resultando numa diminuição da capacidade de acomodação e crescente dificuldade em ver bem ao perto. Contudo, para grandes distâncias, a acomodação é feita de forma normal.
A formação das imagens, ou do ponto focal, é feita atrás da retina, como num olho hipermétrope. Um olho presbíope é, então, pouco covergente.
A Presbiopia corresponde, assim, a um fenómeno fisiológico de esclerose pregressiva das fibras do cristalino, do qual resulta a perda do poder de acomodação na proporção do seu envelhicimento.
Sintomas da Presbiopia: Os objectos que estão perto começam a aparecer desfocados e a pessoas precisa de se afastar do que está a fazer ou a ler para ver nitidamente. Exemplos:
- Dificuldade em ler com pouca luz;
- Demora em focar os objectos quando a visão muda rapidamente ou vice-versa;
- Tendência em afastar o braço da leitura;
- Cansaço e sono fácil ao insistir em ler;
- Diminuição drástica das horas de leitura por dia, por diminuição do prazer em ler;
- Vontade de massajar os olhos ao prolongar a leitura;
- Aparecimento de dor de cabeça ou dor no pescoço durante ou após o trabalho.

Correcção ou compensação da Presbiopia: Dos vários métodos salientam-se:
- Lentes progressivas- são muito aconselhadas porque possibilitam uma visão mais aproximada do natural;
- Lentes bifocais- têm-se mostrado inconvenientes porque: (1)ao tentarem focar, em simultâneo, objectos ao perto e ao longe, fazem-no através da criação de círculos ópticos concênctricos, acarrentando perda de definição para a visão de longe e pouca potência nas graduações de perto.
A forma preferida para a correcção e adaptação da presbiopia é a da técnica da mono-visão ou visão mono-focal que consiste em colocar a correcção da presbiopia num só olho, corrigindo a visão de longe no outro olho.

1 comentário:

Agnes disse...

Bom tarde, Dr.Edgar.
Há algum tipo de cirurgia corretiva para a presbiopia? Me parece que sim, mas gostaria de melhor informação.
Obrigada.
Agnes