Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Íris

A íris é um disco colorido com um orifício central (pupila). A sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho. Em ambientes com muita luz, faz fechar a pupila, quando à pouca luz, ao contrário, faz a pupila dilatar-se. A Iris exerce a função idêntica ao diafragma de uma máquina fotográfica.

Face anterior:
· Convexa, limita a câmara anterior do olho sendo banhada pelo humor aquoso.
· A íris tem uma cor variável, devido ao indevido e a quantidade de pigmento existente nas células do estroma.
Tem duas porções:
- a interna, que é esfinteriana.
- a externa, que é ciliar.
Face posterior:
· Relaciona-se com o cristalino na sua porção central, e com os processos ciliares na sua porção periférica.
· É percorrida por estrias de disposição radial, quando a pupila está contraída as estrias são rectilíneas, e quando a pupila está dilatada as estrias são tortuosas.

Anatomia microscópica: A íris é constituída por 5 camadas que da parte anterior para a parte posterior são as seguintes:
1. Epitélio anterior
2. Membrana basal anterior
3. Estroma- é constituído por:- tecido conjuntivo
- fibroplasto
- melanocitos
4. Membrana basal posterior
5. Epitélio posterior
Fisiologia da íris: A íris dá cor característica ao olho.
Esta cor é determinada geometricamente, dependendo da estrutura da íris e da consequente absorção e reflexão dos diferentes componentes cromáticos da luz visível no pigmento na face anterior da íris.

4 comentários:

Anónimo disse...

achei muito legal encontrei tudo q eu precisava. bjs

Anónimo disse...

car ate site é muiiiiiiiiiiiiiiito legal, agora quando tiver alguma doença nos olhos eu vou saber!!!!!! E conseguir fazer meu trabalho de ciencias!!!! bjs

Anónimo disse...

car ate site é muiiiiiiiiiiiiiiito legal, agora quando tiver alguma doença nos olhos eu vou saber!!!!!! E conseguir fazer meu trabalho de ciencias!!!! bjs

Anónimo disse...

ótimas definições, ajudou muito para a realização de meus aprofundamentos nesse estudo sobre a visão.