Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Raios de luz

Raios de luz são uma representação gráfica do sentido e da direcção da propagação da luz.

Teoria Ondulatória- Defendida por Huygens, que postula que a luz são ondas que se propagam num meio material com elevada velocidade.
Vantagens- explica a refracção, reflexão e difracção.
Desvantagens- Precisa de um meio material para se propagar.

Teoria Corpuscular- Defendida por Newton, postula que a luz são partículas que viajam em linha recta em meios transparentes e homogénios.
Vantagens- explica a reflexão e a cor dos diferentes componentes, explica a dispersão da luz.
Desvantagens- não consegue explicar a difracção.

Teoria Duol- Einstein, explicou o efeito foto eléctrico que só era explicável pela teoria corpuscular. Nesta fase da história da óptica tinhamos algumas experiências que eram aplicadas pela teoria ondulatória, outros só pela teoria corpuscular. Então esta teoria depende de que a luz ás vezes comporta-se como uma onda e outras vezes comporta-se como partículas, daí chama-se teoria duol.

Teoria Electromagnética Quântica- Esta teoria defende que a luz são partículas com características muito especiais fora do senso comum.

Sem comentários: