Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Ceratocone

O ceratocone pode ser definido de forma geral como uma deformação coniforme da córnea. É uma desordem ocular não inflamatória que afecta a forma da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas. A dificuldade na percepção das imagens é idêntica à provocada pelo astigmatismo. Não há consenso a respeito da origem da patologia. Acredita-se também que não haja uma ligação hereditária, embora esta hipótese não deva ser descartada.

Diagnóstico e evolução
Na sua fase inicial o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular levando o paciente a trocar o grau de astigmatismo com muita freqüência, podendo haver aumento ou redução. O diagnóstico definitivo de ceratocone é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia corneana (exame que mostra em imagem o formato preciso da córnea).
Na grande maioria dos casos o problema surge na adolescência, podendo evoluir, em geral, até aos 40 (quarenta) anos. A evolução do ceratocone é geralmente progressiva, mas não existe um padrão que possa ser adotado. Recomenda-se que sejam feitas visitas periódicas ao oftalmologista para que se possa fazer um acompanhamento detalhado.

O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados (óculos, lentes de contato, próteses, cirurgias).
Inicialmente o ceratocone pode ser descrito como incipiente. Em geral o diagnóstico vai ser dado como astigmatismo e a conduta é a correção do grau da ametropia existente com o uso de óculos. Num segundo momento, onde os óculos já não corrigem suficientemente, passa-se para o uso de lentes de contato. Hoje em dia as lentes especiais de alta performance para o ceratocone costumam funcionar em casos desde os incipientes até os mais severos. As mais avançadas e específicas para o ceratocone são a lente Soper, a Ultracone e a Rose K. Onde já não é mais possível a adaptação das lentes, é utilizada a técnica de implante de anéis. Existem varios tipos (Keraring, Aneis de Ferrara, Intacts). Finalmente o transplante de córnea é indicado.
Recentemente, foi desenvolvida uma nova técnica denominada Anel de Ferrara, um dispositivo implantado no estroma corneano visando a regularização de deformações corneanas causadas por patologias do tecido e a correção ou diminuição de problemas refracionais. Entretanto no que diz respeito a esta última técnica ainda não existe um consenso entre os especialistas.
O último recurso para o tratamento do ceratocone é o transplante de córnea ceratoplastia penetrante que é uma técnica cada vez mais avançada, mas que pode trazer complicações como rejeição e também necessidade de uso de lentes de contato especiais após um período de cerca de seis meses após o procedimento cirúrgico.

Sem comentários: