Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Retinopatia


A retinopatia é uma doença hereditária, normalmente progressiva, que afecta a retina. A retina é num tecido fotossensível, que se situa na parte detrás do olho. É o local onde a primeira fase da visão tem lugar.
Na retinopatia a perda de visão é gradual mas progressiva, e caracteriza-se por começar por prejudicar a visão periférica, podendo progredir até resultar em visão tubular e cegueira nocturna.
Quando afecta a mácula, passa a haver grandes dificuldades nas tarefas que exigem visão ao perto (leitura e escrita). A acuidade visual pode começar por ser boa, apesar do campo visual ser extremamente reduzido, sendo inusual que indivíduos com retinopatia se tornem completamente cegos.

É sabido que existem muitas causas de origem hereditária que podem causar a retinopatia. Porém em todos os casos, a capacidade da retina responder à luz é afectada.

O primeiro sintoma e o mais comum é a dificuldade em ver com pouca luz (por exemplo numa rua escura). O segundo sintoma é a redução do campo visual, no qual o campo lateral da visão é perdido ou a parte superior e inferior perdida. Este facto é muitas vezes referenciado como uma visão em túnel.
Em alguns casos de retinopatia, a visão central é a primeira a ser perdida. O primeiro sintoma consiste na dificuldade em ler ou levar a cabo trabalhos de detalhe.
Todas as condições de retinopatia são progressivas, mas a velocidade de deterioração varia de indivíduo para indivíduo. Em muitos casos, o brilho da luz é um problema que tende a aumentar. No entanto, algumas pessoas só têm experiência deste problema quando já estão em estádio muito avançado.
Consultar o oftalmologista assim que os primeiros sintomas aparecem é extremamente importante. A acuidade visual pode começar por ser boa, apesar do campo visual ser extremamente reduzido e posteriormente acabar por se perder todos os restos visuais. Facto este, que normalmente ocorre na adolescência.
Em contexto escolar, desviar os olhos do livro para o quadro, por exemplo, é uma tarefa difícil e a mobilidade é muito afectada. Assim, um acompanhamento especializado e o aconselhamento ao nível das tecnologias disponíveis, podem melhorar a qualidade de vida.
O uso dos ampliadores de caracteres (permitem a focagem automática e o uso de cores de alto contraste e a regulação do brilho) e o uso de software de ampliação que possibilita trabalhar no seu computador e softwares de voz se necessário - leitores de ecrã. Em casos muito avançados em que existe perda total de visão, aconselha-se o ensino do braille. O uso de computador requer o recurso a tecnologias que permitem aceder à informação contida no mesmo, como a linha braille, o Poet Compact que lhe executa a leitura completa do documento e uma impressor braille.
Surgem, frequentemente, problemas de desajustamento emocional e comportamental agravados pela idade que devem de ser devidamente acompanhados.

Sem comentários: