Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Degeneração Macular


Por vezes as células delicadas da mácula "estragam-se" e deixam de trabalhar, e existem tantas causas que podem causar esta doença.
Existem 2 tipos de degeneração macular, normalmente referidas como "seco" e "molhado". Esta não é uma descrição baseada na forma como se sente o olho, mas na forma como o oftalmologista pode ver quando examina a mácula.
Somente 10% de toda a população com degeneração macular tem a forma "molhado". Esta forma, é o resultado do aparecimento de um fluído por baixo da retina, o que causa hemorragias e cicatrizes que conduzem à perda de visão. Pode progredir rapidamente, normalmente em alguns meses, e por vezes em fases iniciais o tratamento com laser surte efeitos.
No que concerne à degeneração macular de forma "seca", esta frequentemente, desenvolve-se de forma lenta, muitas vezes leva anos, e ainda não é conhecido nenhum tipo de tratamento.
A degeneração macular envolve, frequentemente, os dois olhos. No entanto, um dos olhos pode ser afectado primeiro que o outro. O que dificulta a detecção da doença, já que o olho que ainda está são compensa a perda de visão do olho afectado.
A degeneração macular não é dolorosa e quase nunca conduz à cegueira total. É a causa mais comum em populações com idades superiores a 60 anos, mas raramente conduz à cegueira total porque só afecta a visão central. A maioria dos indivíduos continuará a possuir a visão periférica que lhe irá permitir a sua independência.
Quais são os sintomas?
Nos estádios mais recentes, a visão central pode estar manchada ou distorcida, os objectos são captados num tamanho ou forma anormal, e as linhas rectas são captadas às ondas. Isto pode acontecer em alguns meses.
A sensibilidade à luz pode ser muito grande ou ver luzes, formas e cores que na realidade não existem. Facto este, que pode ser bastante desconfortável para o indivíduo. Como a degeneração macular afecta o centro da retina, os indivíduos que apresentam um estádio avançado da doença, a maior parte das vezes, denotam a existência de manchas brancas ou pontos pretos na parte central da sua visão. O que torna muito difícil a leitura, a escrita e o reconhecimento de pequenos objectos.
A degeneração macular pode ser tratada por laser?
Se o tipo de degeneração é da forma "molhada", certos problemas na mácula podem ser tratados por laser. Serão colocadas lentes especiais no olho que irão focar o laser na parte da retina que precisa de tratamento. Apesar de não ser doloroso, pode ser desconfortável.
Infelizmente, na maioria das pessoas as áreas de degeneração são no centro da mácula, no seu ponto de focagem. O que significa que o tratamento não pode ser feito porque as cicatrizes provocadas pelo laser, iriam piorar ainda mais a visão central.
O tratamento a laser apresenta resultados em cerca de 10% da população, com o tipo "molhado" de degeneração macular, e só quando recorrem ao oftalmologista ao início dos primeiros sintomas.
O sucesso na intervenção pode representar a prevenção de que as coisas evoluam para pior ou um atraso na progressão do problema, e por vezes devolve a visão que havia sido perdida. Infelizmente a degeneração do tipo "seco" não pode ser tratado por laser.

Sem comentários: