Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Lentes


Durante anos, o vidro foi a matéria-prima preferida para fabricar lentes oftálmicas. Embora não fossem particularmente leves, podiam ser adaptáveis a praticamente qualquer tipo de correcção , eram resistentes aos riscos e mantinham a sua nitidez visual por muito tempo. E tal como outros materiais compósitos, o vidro podia ser colorido com variadas cores e tratamentos, sendo assim personalizável a qualquer estilo de vida. Porém, os usuários tornaram-se cada vez mais exigentes. Eles esperam lentes com maior nitidez visual, mais leves e confortáveis. A resposta a esta procura, foi o desenvolvimento da lente com um mais elevado índice de refracção, ou designadas por lentes de espessura reduzida. Actualmente, desenvolve-se e fabrica-se quer lentes de vidro, quer lentes em matérias orgânicas.
Dá-se o nome de lente a um corpo ou meio transparente limitada por superfícies polidas, planas ou curvas. As superfícies curvas designam-se por calotes esféricas.
As lentes mais utilizadas são as lentes esféricas que são constituidas por duas calotes esféricas ou uma calote esférica e uma superficie plana- e classificam-se em:
- Convergentes, de bordos delgados, positivas ou convexas;
- Divergentes, de bordos espessos, negativas e de bordos côncavos.
As lentes alteram os raios de luz. As lentes têm, assim, poder convergir ou divergir os raios. Este poder é designado por vergência da lente e é, por definição, o inverso da distância focal.
Se a distância focal for negativas( o foco é virtual), a vergência também o será, divergência. Se a distância focal for positiva, convergência.

Existem 5 factores que determinam a performance e o conforto das suas lentes:
1.Qual a insuficiência visual que se destinam a corrigir?
2.De que material são feitas?
3.Que graduação têm?
4.Que tratamentoslhe são adicionados?
5.Quais as suas necessidades e exigências pessoais enquanto portador?
Qual a insuficiência visual?
-As insuficiências visuais mais comuns são a miopia, a hipermetropia, a presbiopia e o astigmatismo. Todas elas têm a sua origem no facto de o olho ter dificuldades em focalizar nitidamente a imagem. Todas estas insuficiências podem ser corrigidas ou compensadas com lentes. Mesmo quando duas insuficiências aparecem associadas, as lentes são desenhadas de forma a compensar ambas simultaneamente. Assim necessita apenas de um par de óculos para ver ao perto e ao longe, com total conforto.
Que tipo de lentes – orgânicas ou minerais?
-Antigamente as lentes oftálmicas eram produzidas em vidro, ou seja em matéria mineral. Actualmente, a maioria das lentes são de matéria orgânica. As vantagens das lentes orgânicas é que não se partem tão facilmente como as minerais e permitem obter lentes muito mais leves.
As Lentes Covergentes são mais espessas no centro do que nos bordos, a sua curva convexa (base externa) é mais acentuada do que a curva côncava (base interna).
Quando se desloca uma lente positiva, o objecto caminha em sentido contrário.
O centro óptico* de uma lente positiva coincide com sua espessura mais grossa.
Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente aumentará o tamanho dos seus olhos.
As Lentes Divergentes são mais finas no centro do que nos bordos, a sua curva convexa (base externa) é menos acentuada do que a curva côncava (base interna).
Quando se desloca uma lente negativa, os objectos deslocam-se no mesmo sentido.
O centro óptico* de uma lente negativa localiza-se no seu ponto mais fino.
Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente diminuirá o tamanho dos olhos.
*Centro Óptico é o ponto mais espesso de uma lente positiva e o mais fino de uma lente negativa, onde o raio de luz atravessa sem sofrer desvio, e deve ser posicionado no centro geométrico da pupila do usuário

Sem comentários: