Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Prismas

Um Prisma óptico é uma massa de matéria refringente, transparente limitada por duas faces planas, inclinadas que formam entre si um ângulo que varia entre 1º e 90º.
O Efeito Prismático é o efeito produzido por um prisma quando o raio incidente sofre um desvio linear no sentido da base do prisma.
Dioptria é o desvio que o raio incidente sofreu no prisma.
Os Prismas de fresnel Têm a finalidade de reduzir a espessura da base para potências consideráveis.
Os Prismas de "Press on" pertencem aos prismas de fresnel, sendo fabricados em material plástico para serem colados em superfícies de lentes normais.
Regra de Prentice- diz-nos que o efeito prismático induzido por uma lente é proporcional à sua potência e ao descentramento da mesma em centímetros.
P prisma = d * P lente

2 comentários:

Nefas disse...

Por favor, resido no Rio de Janeiro-Brasil e trabalho com Óptica há 37 anos, sendo formado Óptico Técnico Prático há 36, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). No início de minha vida profissional tive contato com os prismas fresnel e cheguei a montá-los em óculos para clientes com indicações para fortíssimas induções prismáticas, ou com miopias que ultrapassavam a possibilidade de usarem lentes comuns...eu trabalhava na época em uma grande empresa de Óptica, que já não existe. Desde então não tive mais contatos com as lentes fresnel e estou necessitando resolver o caso do filho de um amigo, portador de deficiencia (Mongolóide), sem ter que submete-lo a cirurgia...que nem sei se seria possível em seu caso. Entrei no site da fábrica das lentes fresnel, mas, ela fica na Alemanha. Deixo aquí, então, uma pergunta: Vocês comercializam as lentes fresnel? Como posso daquiri-las? Posso encomendá-las e montá-las eu mesmo, ou devo enviar os óculos com as medidas para serem montados por vocês e à mim devolvidos? Neste caso, devo enviá-los lá montados com a correção para o Astigmatismo, com as lentes trabalhadas com o gráu cilíndrico externamente, ou vocês incumbem-se de tudo? Os gráus não são assim tão absurdos: O. D. -13,OO -1,OO .145º
O. D. -15,00 -1,00 .165º, acontece que o meu amigo, como pai, gostaria de ver o filho, que tem atualmente 28 anos, livre do peso e da falta de estética das lentes e, como êle não pode usar lentes de contato, devido à sua deficiencia e eu não quero fazer para êle, lenticulares, gostaria de pedir-lhes a gentileza de passarem-me as informações aquí solicitadas, ou sobre onde posso encontrar o que procuro. Fico-lhes antecipadamente grato.
Atenciosamente, David Quirino dos Santos.
davidquirino@oi.com.br
falecomnefas@yahoo.com.br
P.s. Estes são os meus endereços de e-mail mais comunmente usados e constantemente verificados.

AVS disse...

Olá!
Sou bolsista de Iniciação Científica no curso de Física da Universidade Federal do Ceará (Brasil). Estou começando um trabalho com córneas e acredito que esta página será de grande importância para o meu aprendizado sobre este sistema biológico tão fabuloso que é olho.

Abraço a todos.