Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Aniridia


O que é a aniridia?
É um defeito congénito, de baixa incidência, que provoca uma incompleta formação da íris. Causa perda de visão, usualmente nos dois olhos, embora os efeitos variem de indivíduo para indivíduo. Pode encontrar-se associada a nistagmus, glaucoma, cataratas, degeneração da córnea; estrabismo, ambliopia, luxação do cristalino e etc.
Quais as causas da aniridia?
Existem dois tipos de aniridia, a hereditária e a esporádica.
Na aniridia esporádica, apesar de não existirem antecedentes familiares da doença, uma vez adquirida converte-se em hereditária. Este facto ocorre porque o padrão hereditário é autossómico dominante.
O que se processa é uma falta de desenvolvimento do globo ocular durante a gravidez, devido a uma mutação genética que provoca a alteração de várias estruturas do olho e de outros órgãos do corpo.
Quais os sintomas da aniridia?
O sintoma principal é a fotofobia (intolerância à luz). A criança recém nascida fecha os olhos quando há luz e encontra-se mais cómodo no escuro. Existe uma diminuição da acuidade visual, entre 20-10%, que se agrava no caso em que a aniridia se acompanhe de outras lesões oculares. Normalmente, também existe muita dificuldade em ver os objectos ao longe, para ver os objectos com nitidez tem que aproximar-se muito deles. Os indivíduos apresentam dificuldade em distinguir os detalhes de um objecto à contraluz. A leitura exige luz directa sobre o papel e que não existam sombras nem reflexos.
Qual o tratamento mais adequado?
Actualmente não existe um tratamento efectivo para a aniridia, tratando-se só das alterações associadas.
A aniridia surge desde o nascimento, pelo que a criança deve de ser consciencializado progressivamente do seu problema. Na medida em que, como a criança tem a pupila muito grande o sol provoca-lhe mais danos que às outras crianças, pelo que é necessário o uso de óculos de sol e outras ajudas visuais para determinadas actividades, como por exemplo, os ampliadores de caracteres (que permite a regulação do brilho) e os softwares de ampliação. Normalmente, estas crianças têm dificuldade em ler, distinguir determinados objectos.
Não é conveniente dramatizar a situação e procurar que haja uma vida normal, como os restantes amigos.
É aconselhável ajudas técnicas e o esclarecimento junto das escolas, para que possa realizar exactamente as mesmas actividades que os colegas, garantindo uma integração total.
As lentes com íris artificial pigmentado aliviam a fotofobia e diminuem o nistagmus (movimento involuntário do globo ocular), ainda que nem sempre melhorem a visão. As lentes convencionais não melhoram a acuidade visual, pelo que têm de utilizar lentes de baixa visão.
Como podemos constatar a qualidade da visão depende da integridade do olho quer do sistema nervoso central (SNC) - cérebro.
Uma boa visão obriga à integridade de todas as estruturas e, pelo contrário, a alteração em qualquer uma das estruturas pode causar baixa visão. Podemos ter um olho são, mas se tivermos lesões cerebrais que impeçam ou dificultem a passagem da mensagem enviada do olho ao córtex visual, a visão será comprometida. Pelo contrário, pode o SNC estar intacto, mas haver anomalias oculares.
São diversas as causas de baixa visão ou cegueira. No entanto, nos casos em que não houve um acompanhamento e/ou correcção na altura devida, por um oftalmologista, os danos podem ser irreversíveis. Muitos são os factores que influenciam o comprometimento visual, como a idade em que teve início a alteração, o tipo de defeito, a idade de início de tratamento e o cumprimento do tratamento.
A criança pequena raramente se queixa de baixa acuidade visual. Frequentemente, são os pais, familiares ou educadores/professores que, através do comportamento da criança em casa ou na escola, suspeitam de baixa visão.
O facto de uma criança, nos primeiros 2 meses de vida, não fixar ou seguir com o olhar as pessoas ou objectos que se deslocam em frente dos seus olhos, constitui um primeiro sinal de alerta para os pais. Existem ainda outros sinais que quando estão presentes podem traduzir um défice visual severo, tais como:
olhar fixo para a luz intensa;
tremor das pálpebras;
existem movimentos dos olhos involuntários e não coordenados (nistagmus);
não sorrir e não mostrar interesse por o que a rodeia;
efectuar movimentos rápidos de abanar as mãos frente aos olhos;
tropeçar e cair muito;
ou um défice não tão marcado como:
não procurar os objectos que estão longe;
aproximar-se muito dos livros e da TV;
encerrar as pálpebras para ver melhor;
quando estão a ler uma frase saltarem, frequentemente a meio, para outra frase ou referirem que as letras estão a saltar;
quando estão na rua e se está sol semicerrarem os olhos ou fecharem um deles;
queixas frequentes de dor de cabeça e lacrimejo.
Os pais deverão levar a criança, o mais depressa possível, ao especialista de olhos - oftalmologista - pois só assim poderá ser detectado precocemente algum problema visual e proceder à devida correcção e/ou aceder a toda a informação necessária com o intuito de promover um desenvolvimento o mais harmonioso possível.

4 comentários:

Anónimo disse...

OI GOSTARIA DE SABER SE A ANERIDIA HEREDITARIA TEM CURA PARA UMA PESSOA DE 20 ANOS ESPERO RESPOSTA OBRIGADO

Anita disse...

gostei mto do conteudo da materia! me ajudou mto pq eu tenho uma bebezinha de 1 ano que tem aniridia eu gostaria de saber informações sobre a lente artificial q substitui a iris e em q idade ela pode ser implantada e em q hospitais ou clinicas q são feitas e se existe perigo de rejeição enfim queria maiores esclarecimentos sobre isto obrigada!

Vanessa Del Duque disse...

Tenho uma filha de um ano com aniridia congenita esporadica. Ela ja fez cirurgia de catarata, e tem acompanhamento com otimos profissionais!!!! Mas ainda nao falaram sobre esta cirurgia comigo.Gostaria muito de saber mas sobre este assunto. Vanessa Del Duque

Anónimo disse...

01 Cor De Ouro
02 Balada
03 Demais Da Conta
04 Eu Vou Tentando Te Agarrar
05 Arrasta
06 Fora Do Comum
07 Refém
08 Tornado
09 Calafrio
10 Inventor Dos Amores
11 60 Segundos
12 Quem Tem Sorte É Sortero
13 Chora, Chora
14 Se Não Quer Me Amar
15 O Amor Não Foi Feito Pra Dividir
16 Às Vezes Sim, Às Vezes Não
17 Rosas, Versos E Vinho
18 Eu Te Achei (Acústico)
19 Eu Vou (Acústico)
20 Pot-Pourri: Coração / Revelação
21 Caso Consumado
22 Furacão
23 Viva Intensamente

Vanessa, no SBT jornal manha 11-11-2011, saiu um artigo sobre aniridia,com Dr Carlos Gabriel Figueiredo. Primeiro transplante de Iris no BRASIL. bjos.