Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Astigmatismo

O Astigmatismo é um defeito visual resultante da alteracção da esfericidade da córnea e/ou do cristalino, traduzindo-se na dificuldade em focar a distribuição de pontos num plano.
Esta dificuldade deve-se à condição refractiva a que a não esfericidade da córnea cria, na qual a imagem de um objecto pontual não é vista como um só ponto, mas como dois pontos focais, dados sob a forma de duas linhas focais, gralmente perpendiculares uma à outra.
O Astigmatismo visual traduz-se, então, na distorção da visão provocada pela curvatura desigual da cornea. Aslinhas horizontais estão focadas na retina mas as verticais não, ou vice-versa.
O Astigmatismo aparece, normalmente, associado à miopia ou à hipermetropia mas, atenção, não é gerado pela menor ou maior longitude do eixo anteroposterior do globo ocular, mas sim por alteracções nas estruturas oculares principalmente na córnea e no cristalino.
O Astigmatismo resulta, então, da obliquidade dos raios ao entrar no olho, e pode ser adquirido ou congénito.
Os casos mais frequentes de astigmatismo traduz-se por ser normal a refracção dos raios contidos no meridiano horizontal, mas, no meridiano vertical, o olho é pouco convergente, formando o foco atrás da retina- Astigmatismo hipermetrópico simples.É daqui que resulta a impossibilidade de ver simultaneamente com nítidez os objectos dispostos num plano horizontal e num plano vertical. Neste caso a correcção do astigmatismo faz-se com lentes cilindricas puras positivas ou convexas.
O Astigmatismo classifica-se segundo seis critérios distintos:
1. Segundo a regularidade das superfícies:
1.1. Astigmatismo regular- quando a refracção é constante ao longo de cada meridiano;
1.2. Astigmatismo irregular- quando a refracção varia ao longo dos diferentes pontos de cada meridiano, ou , ainda, quando os meridianos não fazem um ângulo de 90º entre si; ocorre em casos de deformações grandes da córnea e em processos cataratosos.
2. Segundo a longitude do olho:
2.1.Hipermetrópico simples- neste caso, um dos meridianos é émetrope e o outro hipermetrope.( corrige-se com lentes cilíndricas puras positivas).
2.2.Miópico simples- um dos meridianos é émtrope e o outro míope.
( corrige-se com lentes cilíndricas puras negativas).
2.3.Hipermetrópico composto- ambos os meridianos são hipermetrópicos, mas com dioptrias diferentes.
( corrige-se com lentes esferocilíndrica ou tóricas positivas).
2.4. Miópico composto- ambos os meridianos são míopes, mas com dioptrias diferentes (corrige-se com lentes esferocilíndricas ou tóricas negativas).
2.5. Misto- um dos meridianos é hipermetrope e o outro míope (corrige-se com lentes esferocilíndricas ou tóricas compostas).
3. Segundo a estrutura ou função visual:
3.1. Astigmatismo estrutural- uqnaod depende de problemas existentes nas estruturas anatómicas ou histológicas oculares, como por exemplo no caso do astigmatismo corneal, pode dividir-se em três tipos:
3.1.1. Astigmatismo de curvatura- produz-se devido à variação na curvatura dos meios refringentes- córnea e cristalino, e da retina.
3.1.2. Astigmatismo de índice- quando a potência varia por alteracções de índices de refracção nos meios transparentes, este astigmatismo é irregular e afecta, sobretudo, o cristalino e o humor vitreo.
3.1.3. Astigmatismo de posição- gera-se devido à obliquidade anómala entre as superfícies refringentes e os receptores; as classes mais comuns são: a luxação do cristalino, ou a deslocação da pupila, e as deformções retinianas.
3.2. Astigmatismo funcional- este tipo de astigmatismo é produzido por contracções anómalas do músculo ciliar, o que dá lugar a uma acomodação desigual do cristalino.
4. Segundo a parte/zona do olho onde o astigmatismo é produzido:
4.1. Astigmatismo corneal- a parte anterior corneal é, na maioria dos caos responsável em 3/4 do total dos tipos de astigmatismo oculares que se observaram até à altura; a superficie anterior da córnea desempenha um papel principal na refracção do olho, por ser maior a diferença entre o índice de refracção entre o ar e a córnea, do que os outros menos refringentes. A parte interna(posterior) da córnea, apresenta um astigmatismo pouco acentuado e inverso.
4.2.Astigmatismo lenticular- surge em cerca de 1/4 dos casos clínicos analisados e pode subvidir-se em 3 tipos:
4.2.1. Por luxação do cristalino- o cristalino fica ligeiramente inclinado, a pupila fica deslocada, e o astigmatismo é produzido por incidência obliqua; normalmente, o cristalino sofre uma ligeira inclinação de froma a que a sua parte inferior esteja mais atrás, cerca de 3º, do que a parte superior, o que produz ium leve astigmatismo inverso.
4.2.2. Produzido na curvatura- usualmente, é directo quando é na parte anterior, e inverso quando é na parte posterior; no entanto, como a parte posterior é mais convexa do que a anterior,no seu conjunto o cristalino apresenta astigmatismo iverso.
4.2.3. Por alterações dos indices de refracção- o caso mais comum são os astigmatismos irregulares produzidos durante as cataratas.
4.3. Astigmatismo retiniano- é o mais raro e deve-se a inclinações e deformações da retina, sobretudo, produzidas na mancha amrela.
5. Segundo a posição dos meridianos principais:
5.1. Astigmatismo direct- representa cerca de 70 % dos astigmatismos e caracteriza-se pelo facto do meriadiano vertical ser mais curvo do que o meridiano horizontal; se a compensação for feita com um cilindro negativo, devemos situá-lo com o eixo a 0º;se a compensação for feita com um cilindro positivo, o eixo é orientado a 90º.
5.2. Astigmatismo inverso- representa cerca de 15 % dos astigmatismo analisados e caracteriza-se pelo facto do seu meridiano principal horizontal ser o de maior curvatura; é comum em sujeitos hipermétropes, dando lugar a sintomas astenópicos( termo utilizado para referir quisquer sintomas anómalos relacionados com a visão) mais frequentemente do que o directo; a sua compensação é feita com um cilindro negativo com o eixo orientado a 90º, ou com um cilindri positivo com o eixo orientado a 0º.
5.3. Astigmatismo obliquo- denomina-se desta forma quando os eixos principais ocupam uma posição obliqua e não perpendicular, representa cerca de 9 % dos casos e pode subdividir-se em:
5.3.1. Obliquo puro- é o astigmatismo cujos meridianos principais estão nos 35º e 135º de posição.
5.3.2. Obliquo directo- quando o meridiano principal de máxima potência está colocado entre os 45º e 90º e 90º e 135º.
5.3.3. Obliquo inverso- quando o meridiano principal de máixma potência está colocado entre 0º e 45º e 135º e 180º.
6. Segundo os factores ou causas que o produzem:
6.1. Astigmatismo hereditário- quando existem antecedentes familiares e espressa-se por herança genética.
6.2. Congénito- quando o individuo nasce com este problema de refracção.
6.3. Adquirido- quando aparece e evolui, associado a uma causa funcional, ao longo do sesenvolvimento do individuo.

3 comentários:

Isa Duαяtє disse...

Olá poderia me mandar akgum site sobre Astigmatismo Oblíquo Puro? Meu e-mail é isinha_tyler@hotmail.com

Desde já agradeço!!

Unknown disse...

Boa tarde, é verdade que se pode corrigir astigmatismo com lentes que se utilizam a dormir que corrigem a curvatura do córnea?


Cumps,

Bruno Caetano

Anónimo disse...

quero saber sou miope me operaram de miopia tenho astigmatismo tem oculos que reslovam o problema? meu enderço siontec@yahoo.com .br